sábado, dezembro 31, 2011

Que venha 2012





Simpatias e rituais não me seduzem. Há muito aprendi que as verdadeiras mudanças sempre são iniciadas com uma revolução de foro íntimo.

Mas os simbolismos dessa data são bacanas, pois podem ser um impulso para desencadear as mudanças internas que nos permitirão modificar o nosso exterior.

É claro que acredito na palavra sorte, mas não como uma dádiva ou um presente divino dado sem olhar a quem. Acredito nisso como resultado de um processo longo, que começa desde o nosso nascimento, quando escolhemos diariamente entre as boas e más ações.

Afinal, essa escolha é diária e continuará a ser não importa quantos anos novos celebremos. E colheremos os resultados delas também diariamente.

Mais do que em sorte, acredito no trabalho bem realizado que gera frutos, na cautela, no cuidado, no respeito, na honestidade, no profissionalismo, na pesquisa, no estudo e no empenho, pois isso sempre leva à evolução, em todas as áreas da vida.

Portanto, seria "non sense" apenas desejar um Feliz 2012. Quero mais: espero que todos possam, sim, experimentar os resultados do seu empenho, do seu trabalho e as vitórias pelos obstáculos que invariavelmente superam. Não apenas na passagem, mas, sim, durante todo o ano de 2012 e nos próximos que virão.

Que nós tenhamos, nessa era de informação farta, a sabedoria para escolher entre os bons e os maus caminhos e que possamos alcançar o sucesso e a felicidade plena sendo criativos, inovadores e, acima de tudo, honestos.

Que as mudanças venham, sempre, para nos acrescentar algo bom. E que não deixemos também de vivenciar as experiências que não consideramos tão boas assim, pois nos ensinam muito, inclusive sobre o que não desejamos fazer ou nos tornar. Tudo vem para o nosso bem, é só encarar assim.

Felizes dias em 2012 para todos.

quarta-feira, dezembro 28, 2011

Rosquinha de Pinga Orgânica





Hoje resolvi inovar em uma das receitas da minha infância: rosquinha de pinga. Muita calma nessa hora: apesar do nome assustador, a iguaria pode ser oferecida à criançada sem medo.

No lugar da pinga tradicional, pinga orgânica. Para deixar a massa mais nutritiva e com fibras, farinha integral. Vamos à receitinha.




Ingredientes:

1 ovo
1 xícara e 1/2 de açúcar
1/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de pinga
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
aproximadamente 500 gramas de farinha de trigo (usei 250 gramas de farinha de trigo refinada e 250 gramas de farinha integral) - dependendo da farinha, pode ser necessário aumentar essa quantidade até a massa atingir o ponto

Para a cobertura (opcional)

1 xícara de água + 1/4 de xícara de pinga + 200 gramas de açúcar cristal (misturar a água e o açúcar, passar a rosquinha nessa mistura e depois polvilhar o açúcar cristal)

ou 

polvilhar com açúcar e canela (foi o que fiz) 


Modo de fazer

Misture o ovo, o açúcar, a margarina e o óleo até formar um creme homogêneo. Depois acrescente a pinga e o leite, misturando bem. Vá juntando a farinha de trigo (branca e integral) aos poucos e o fermento.

Quando a massa se tornar espessa, é hora de amassar com as mãos (ou transferir para a batedeira com o batedor de massa grossa ou, ainda, usar a panificadora no ciclo massa - foi o que fiz).

O segredo de toda massa grossa é o processo de sova (quanto mais sovada, mais homogênea e mais macio o resultado final). A massa estará pronta quando estiver bem macia e se desprender do recipiente. Aí, é só moldar as rosquinhas.

Se usar forma antiaderente para assar, não é necessário untar. Asse em forno previamente aquecido até dourar ligeiramente a parte superior das rosquinhas. Use a cobertura de sua preferência.













quarta-feira, dezembro 21, 2011

Feliz Natal e Próspero Ano Novo





Milhares de vezes tenho vontade de comentar aqui no Cores da Casa sobre as notícias, sobre as minhas opiniões e outros assuntos.

Resisto bravamente, porque este blog tem um foco, não é um caderninho de desabafo. Algumas vezes, porém, sou humana...

Feliz Natal e Próspero Ano Novo é a mensagem mais corriqueira que lemos por estes dias. Os meus votos para todos os leitores e todas as pessoas em geral são um pouco diferente, mas muito sinceros:

  • Que entre a alegria onde a tristeza domina
  • Que a saúde seja sempre "de ferro"
  • Que a dignidade seja parte da vida de todos, em todos os aspectos
  • Que o amor e o companheirismo apareçam na vida de quem procura um par
  • Que os esforços sejam sempre recompensados
  • Que a honestidade seja o bem maior em todos os negócios
  • Que todo trabalho seja recompensado
  • Que haja emprego, saúde, educação e segurança para todos os habitantes do planeta.
  • Que o amor torne os laços familiares realmente indissolúveis 
  • Que 2012 encerre as guerras, as disputas e os conflitos em todos os cantos do planeta.

Beijos

segunda-feira, dezembro 19, 2011

ARTESANATO COM PINHAS: IMITANDO CAMURÇA





Adoro pinhas e não só na época do Natal. Arranjos de pinhas em cestos ficam super bonitos todo o ano.

Além da versão natural, também é bastante comum encontrarmos as pinhas com pinturas em ouro, prata e branco. Mas essa da foto é bem diferente. Por isso, corri postar a ideia da HGTV.

As pinhas receberam pó para flocagem e ficaram com esse aspecto de camurça. Na cor verde, são a cara do Natal, não é?



Utilizar o pó de flocagem é bem simples. Basta aplicar na peça a cola indicada pelo fabricante, aguardar 15 minutos e jogar o pó de flocagem, que aderirá à superfície e garantirá esse aspecto de camurça.

Esse produto é fácil de ser encontrado nas casas de produtos para artesanato e custa, em média, 6 reais.


sexta-feira, dezembro 16, 2011

DECORAÇÃO: IDEIAS PARA CHANUKAH E ANO NOVO





Em 21 de dezembro, comemora-se o Chanukah. Já explicamos o significado da comemoração aqui. Mas resolvi voltar ao tema, especialmente para mostrar como é bonita a decoração temática. As cores são o branco e azul e estas sugestões podem ser aproveitadas também em outras celebrações.



Bem singela e prática, a sugestão é uma guirlanda feita por crianças com rolo de papel higiênico, cabide e papel. Do site Mother Nature Network.


Adorei as estrelas e os castiçais. Ideia bacana que pode ser aproveitada também nas celebrações de ano novo.


Outra guirlanda bonita, com bolas de variados tamanhos. Imagens do site Weddingbee, com sugestões para decoração de festas de casamentos.



Conseguir um galho seco de árvore não é tão difícil. Com tinta prateada, criatividade e castiçais de estrelas é possível compor uma bonita mesa para qualquer ocasião. Blowout Party

Coisa mais básica, impossível. Uma latinha de alumínio cumprindo a função de vaso. A louça não é chique, os talheres também não e os copos apenas são azuis. Prova de que tudo bem arrumado fica bonito. Delish


Flores sempre devem marcar presença em festas. Que tal hortênsias azuis? Pinterest de Mary Ann Rizzo




Um arranjo com bolas não precisa necessariamente estar em um vaso ou bowl. Experimente usá-las soltas. My Colortopia


Se cupcake é tudo de bom, mais um motivo para que ele "apareça" em todas as celebrações. Stylehive

quinta-feira, dezembro 15, 2011

7 exageros de Natal





Todo mundo sabe que abomino aquela profusão de luzes de Natal. Piscando, então!!!!

Mas além desse exagero tipicamente natalino, há outros, bem piores. Será que você tem algum deles em sua casa?



Juntar ficção científica e Natal não é uma receita de sucesso. Afinal, Darth Vader é o cara com menos espírito natalino de toda a história do cinema, certo?


Bolinhas com suástica. Superou o mau gosto.

Ah, as luzes natalinas! Papai Noel mal educado é tudo que não precisamos.


Se você conseguir contar quantos enfeites natalinos tem aí, considere-se um vencedor. Só espero que termine a contagem antes do próximo natal.


Qual o propósito de fazer isso com o pobre pet? Olha a cara de desânimo do gato.



Esse é o último lugar em que Papai Noel gostaria de ser lembrado.


Côco natalino: bom enfeite para a árvore de quem leva o pet para fazer suas necessidades na rua e não recolhe.

DECORAÇÃO: COMO ATUALIZAR E RENOVAR MÓVEIS





Geralmente é assim: imóvel seminovo, com preço bastante atraente, boa metragem e marcenaria planejada nos quartos, cozinha, lavanderia, etc.

Um "plus" na hora de comprar o imóvel, a marcenaria planejada rapidamente se transforma em vilã, quando você descobre que ela não tem o acabamento do seu agrado ou a disposição não é a melhor para seus ambientes.

Mas acredite, tudo tem jeito! Não desanime diante do primeiro armário de cerejeira que você encontrar.  A seguir, dicas que deixarão a marcenaria planejada "antiguinha" com carinha de fazer inveja até às últimas tendências (sem pintar nada!):


Armários com mais de 10 anos, salvo raríssimas exceções, costumam ter puxadores pequenos, com, no máximo 10 ou 15 cm. Portanto, a primeira dica: trocar os puxadores.

Uma opção é substituir os antigos (e pequenos) por modelos maiores. Uma tendência: apostar nos perfis de alumínio e puxadores longos, de 35 a 70 cm. Experimente também inovar em puxadores com detalhes diferenciados em couro, junco, relevos e outros. A "cara" do móvel muda. 

Para tapar os furos referentes aos modelos antigos, use massa para madeira na cor do móvel. 




Puxadores da Casa das Fechaduras.



Outra característica bastante comum nos móveis mais antigos é a inexistência de ferragens. Muitas vezes, os cabideiros são de madeira, os calceiros também e as gavetas não dispõem de corrediças, fazendo com que emperrem. A segunda dica: use e abuse de ferragens. Alguns exemplos:





Calceiros, sapateiros, suporte para cintos, tábua de passar roupas, estas são apenas algumas das opções que podem ser instaladas em interiores de armários e que, certamente, ajudarão a otimizar o espaço interno e a capacidade de armazenamento. Tudo à venda na Leo Madeiras.

Antigamente, o MDF laminado não era uma opção. Assim, muitos móveis seguiam a mesma receita para o acabamento: compensado + lâmina/folha de madeira ou laminado. Sorte nossa, pois a terceira dica é trocar a folha de madeira ou laminado.

No site da Formica, por exemplo, são disponibilizadas 148 opções em cores e acabamentos de laminados que podem substituir a folha de madeira ou laminado antigo, deixando o seu móvel com carinha de novo. O processo é simples e pode ser feito por qualquer marceneiro.


As portas dos armários antigos também não ajudam muito quando o assunto é modernidade. Relevos e apliques eram comuns. Por isso, a quarta dica é troque a porta.

Nas casas de produtos para marceneiros é possível encomendar portas com perfis em metal e vários tipos de vidro, inclusive espelhos, sob encomenda. Acredite, vale a pena manter a marcenaria antiga de boa qualidade.




Não perca também estas dicas para escolher o rodízio certo para seus móveis.


DECORAÇÃO: CASA DE PRAIA DE CREPÚSCULO





As locações de filmes românticos sempre surpreendem pela beleza. Com a saga Crepúsculo não foi diferente.

Como pano de fundo para a bonita história de amor de Edward e Bella, um lugar paradisíaco, que realmente existe. Entre Rio e São Paulo, pertinho de Paraty.

Inspire-se:










terça-feira, dezembro 13, 2011

DECORAÇÃO DE NATAL: PRÁTICA E RÁPIDA





Finalmente, comecei a retirar os enfeites de Natal do armário. Dias corridos e muita coisa para fazer "atrasaram" esta tarefa.

A árvore ainda não está montada e nem as luzes instaladas, mas já ficou tudo com uma carinha de Papai Noel chegando. Ah, mas antes perdoem as fotos feitas com celular.


Apesar de muito prometer trocar os enfeites dessa guirlanda que fiz, ainda continuo com dó, pois amo de montão as poinsettias de veludo e a fita estampada. Cerejas, pinhas, muito dourado e prateado para receber quem chega.


Sobre a porta, um cordão dourado, bem antiguinho. Na verdade, além do "Merry Christmas" ele tinha ainda o "Happy 2000", que foi tirado para que eu pudesse reaproveitá-lo nos anos seguintes. Viu como é antigo?


Adoro praticidade. Embora as árvores tradicionais sejam lindas, com seus inúmeros enfeites, laços e bolas, nem  todas as pessoas dispõem de tempo (ou querem gastá-lo) no processo de montar, desmontar, embalar e desembalar que as árvores tradicionais e seus numerosos enfeites consomem. Pois bem, sou uma dessas pessoas. Adoro as árvores cônicas, as de arame (como essa da foto) e tudo que seja "instantâneo". A árvore pequena de arame e glitter fica no hall de entrada. Nada pomposo e exagerado, afinal, meu vizinho não é obrigado a gostar do mesmo que eu.


Quem disse que homem não curte decoração? Curte sim! A prova disso é que o trenzinho de madeira foi comprado pelo maridão (sozinho!!!) na Alemanha. Bateu o olho e amou, segundo ele. Duro é convencer as crianças que o trenzinho não precisa rodar pela casa inteira, rsrs.



Pois é, não sou católica e historicamente o nascimento de Cristo não se deu em 25 de dezembro. Mas mesmo assim, me rendi à tradição, especialmente depois que minha avó disse que "presépio é ótimo para crianças". Sem o exagero da minha tia Adélia que deixava os filhotes montarem presépio com areia no meio da sala de estar, escolhi essa pequena peça vintage, em porcelana, com carinha de bibelô de avó para seguir a tradição do presépio. Prática também, entra e sai da caixa rapidamente.



Enfeite de árvore pode ter um destino diferente: maçanetas. Minha filha adora enfeitá-las com pingentes de árvore de Natal. Confesso que achei muito prática a ideia e dou o maior apoio.


A quantidade de composições que você pode criar com algumas bolas e cordões de Natal é enorme. Por isso, quando vejo alguma bola diferente e bonita, compro. Baratinhas, basta colocar em um recepiente qualquer e você tem um arranjo de Natal.

Por fim, a guirlanda que fica em outra porta de entrada. Para esta, escolhi o prata e o azul, para comemorar o Chanukah (este ano, vai de 20 a 28/dez), a festa das luzes. Uma forma singela de homenagear as origens e a diversidade religiosa dos antepassados que não conheci, mas que fazem parte da minha história: judeus, evangélicos, cristãos convertidos, kardecistas e messiânicos.

Afinal, a celebração do amor não pode ser marcada pela intolerância, não é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...