terça-feira, janeiro 17, 2012

ARQUITETURA: CONHEÇA AS ESQUADRIAS DE PVC



Faz tempo que você queria mais informações sobre esquadrias em PVC? Então veio ao lugar certo!

As esquadrias em PVC não são exatamente uma "novidade do último segundo". Em várias das edições passadas da FEICON, visitei estandes de fabricantes de esquadrias em PVC. E gostei muito do que vi.

Contudo, apenas agora os consumidores passaram a considerar a esquadria em PVC uma opção ao alumínio e à madeira utilizada nas esquadrias.

Para ajudar nessa decisão, vou fazer uma síntese desses três materiais: madeira, alumínio e, por último, o PVC:



A principal característica da madeira é o conforto térmico proporcionado. Além disso, uma esquadria de madeira reduz significativamente os ruídos externos que são propagados dentro dos ambientes em que são utilizadas. Mas não se engane: a esquadria de madeira requer tratamento com tinta e/ou vernizes e a adoção de uma política de manutenção constante, para evitar que a madeira se deteriore, resista ao ataque de insetos e proporcione vedação.


Largamente utilizadas na construção civil, as esquadrias de alumínio reúnem as características de durabilidade, resistência e baixa manutenção, por não requererem pintura e tratamentos após a sua instalação.

Em geral são fáceis de limpar e resistem (óbvio!!) ao ataque de insetos. A esquadria de alumínio não tem boa atuação como isolante térmico ou acústico (exceto em modelos especiais - esquadrias antirruídos).

No tocante à vedação e estanqueidade, é comum que falhas na instalação não garantam um bom desempenho dos modelos de alumínio (sempre aconselho a verificar a vedação na instalação e, se for o caso, usar selantes, para evitar surpresas no primeiro temporal).



O PVC reúne muitas das características do alumínio, especialmente durabilidade, resistência, não sofre corrosão, mantém a cor original, não requer pintura e/ou tratamento.

Além disso, os fabricantes são unânimes ao afirmar que os modelos de PVC tem melhor vedação e estanqueidade que os de alumínio, pois as esquadrias são monobloco, sem junções que permitam a entrada de água e pó. Por ser indeformável, o produto funciona como um fechamento hermético.

Tem um desempenho melhor também como isolantes térmicos e acústicos do que os modelos em madeira e alumínio.


Custo x Benefício


Depois de tudo isso, você deve estar perguntando: e o preço?

É sempre bom lembrar que os custos de uma esquadria variam conforme o modelo, características e peculiaridades do projeto.

Além disso, para compor uma relação custo x benefício, devem ser considerados, também os valores referentes à manutenção constante da esquadria após a instalação.

Para este post, fiz uma pesquisa rápida do modelo Maxim-Air 60x60 (bastante utilizado em banheiros e lavabos). Na C&C, encontrei esse modelo em alumínio (Ebel) por R$ 220,60. Na Belle Acoustique, o modelo em PVC custa R$ 220,00. (preços pesquisados em 17/01/2012)

Em alguns modelos, contudo, a diferença pode ser bem maior. No geral, o preço da esquadria de PVC é muito competitivo, razão pela qual o seu uso vem aumentando consideravelmente.

O ideal é que você defina o projeto de esquadrias e faça cotações e orçamentos junto aos fabricantes e fornecedores para obter valores exatos para fundamentar a sua decisão.


Para saber mais, visite os sites dos fornecedores:



Comentários

Recomendados para Você