terça-feira, fevereiro 28, 2012

DECORAÇÃO: COMO USAR BEGE E MARROM SEM FICAR MONÓTONO



Tempos atrás, na dúvida, as pessoas pintavam as paredes de branco. Hoje em dia, na dúvida, a cor escolhida é o bege em suas várias nuances e nomes comerciais.

E para combinar com o bege, invariavelmente vem um sofá marrom e uma parede em tonalidade camurça, chocolate ou coisa que o valha...

Ok, a cartela desses tons é bonita. Mas gente, o que é isso?? Que monotonia é essa?

Cor é vida! Transmite sensações e sentimentos. Não precisa ter medo de usar ou enjoar.

Sem enrolação, aprenda a passear pelas cartelas de azuis, verdes e laranjas para acompanhar o "beginho" e o "marronzinho":

Na paleta de azuis, você encontrará bons parceiros para os tons de marrom, do café ao chocolate e também para as tonalidades neutras como o bege e o marfim. Aposte nas tonalidades mais frias para criar ambientes elegantes, requintados e modernos. 

Os tons de verde (especialmente os que tem maior carga de amarelo) acendem os ambientes com muito bege e marrom, mesmo que venham em pequenos detalhes como mantas,  almofadas e objetos de decoração (vasos, bowls, etc). Vale a pena apostar neles. 

Aposente o vermelho puro que invariavelmente é usado para compor com o bege e o marrom. Invista sem medo nos alaranjados, especialmente os mais "acesos" e vibrantes para dar jovialidade ao ambiente e transmitir energia.


Dicas:

- Contraste é uma palavra chave na composição de ambientes. Se você usa tonalidades escuras (marrons) como base, aposte em outras mais claras e vivas para iluminar o ambiente: turquesa, verde limão, laranja... Por outro lado, onde há predomínio de tonalidades claras (com o bege, crú e marfim) usar tonalidades mais escuras como o azul petróleo e o verde floresta pode dar mais profundidade ao ambiente.

- Não tenha medo de colocar cor em suas paredes. Se você tem receio de pintar e não gostar, duas alternativas excelentes são o papel de parede (fácil de retirar) e uma tela bem grande, em que predomine a tonalidade escolhida.

Texto: Adriana Magre  

Comentários

Recomendados para Você