Eu também tenho meu lado nerd. Adoro as complexas e instigantes estórias dos super heróis de comic books, dentre eles o Capitão América.
Criado em 1941, esse personagem tinha o objetivo declarado de fazer propaganda do American Way of Life e estimular o patriotismo, incitando os jovens a se alistarem como soldados na 2ª Guerra.
Por isso, lá fui eu assistir o filme:
E não é que me deparei com um verdadeiro tesouro Art Déco? O estilo está em todo o filme, em todos os cenários e com várias referências.
Para quem não sabe, o Art Déco é um movimento de design que vigorou a partir de 1925 até 1939. Sofreu influência de vários outros (cubismo, modernismo, Bauhaus, etc). O grande traço marcante desse movimento é a geometrização.
Se você reparar bem, todas as construções, mobília, jóias e outros itens art déco tem traços muito marcantes, geométricos.
Nas décadas de 30 e 40 o estilo foi muito difundido pelo mundo afora.
Exemplos:
Cartaz
Chrysler Building, NY
Art Deco District em Miami
Yes, nós também temos art déco no Brasil:
Teatro Goiânia, GO
Estádio do Pacaembu, SP
Cristo, RJ
Viaduto do Chá, SP
Elevador Lacerda, BA
Um dos edifícios que desabou no Rio recentemente, era um verdadeiro tesouro art déco, o Edifício Colombo. Apesar disso, não era tombado.
Como muitos outros, foi varrido do cenário. Tal qual ocorreu na especulação imobiliária das décadas de 60 e 70, que tirou do cenário verdadeiras jóias.
Comentários