sexta-feira, fevereiro 10, 2012

DECORAÇÃO: ESTILO ART DECO E CAPITÃO AMÉRICA



Eu também tenho meu lado nerd. Adoro as complexas e instigantes estórias dos super heróis de comic books, dentre eles o Capitão América. 

Criado em 1941, esse personagem tinha o objetivo declarado de fazer propaganda do American Way of Life e estimular o patriotismo, incitando os jovens a se alistarem como soldados na 2ª Guerra.

Por isso, lá fui eu assistir o filme:


E não é que me deparei com um verdadeiro tesouro Art Déco? O estilo está em todo o filme, em todos os cenários e com várias referências.

Para quem não sabe, o Art Déco é um movimento de design que vigorou a partir de 1925 até 1939. Sofreu influência de vários outros (cubismo, modernismo, Bauhaus, etc). O grande traço marcante desse movimento é a geometrização.

Se você reparar bem, todas as construções, mobília, jóias e outros itens art déco tem traços muito marcantes, geométricos.

Nas décadas de 30 e 40 o estilo foi muito difundido pelo mundo afora. 


Exemplos:

Cartaz



Chrysler Building, NY




Art Deco District em Miami


Yes, nós também temos art déco no Brasil:



Teatro Goiânia, GO


Estádio do Pacaembu, SP


Cristo, RJ



Viaduto do Chá, SP



Elevador Lacerda, BA


Um dos edifícios que desabou no Rio recentemente, era um verdadeiro tesouro art déco, o Edifício Colombo. Apesar disso, não era tombado. 

Como muitos outros, foi varrido do cenário. Tal qual ocorreu na especulação imobiliária das décadas de 60 e 70, que tirou do cenário verdadeiras jóias.


Comentários

Recomendados para Você