segunda-feira, fevereiro 13, 2012

COMO ORGANIZAR A GELADEIRA POR 7 DIAS



Em apenas 3 horas é possível preparar toda a comida saudável da semana e deixar tudo prontinho na geladeira, evitando o corre-corre e a chatice de cozinhar todos os dias. 

É só seguir este roteiro:


Nas compras:

  • Dê preferência aos legumes, frutas e verduras bem fresquinhos. A sua durabilidade é maior. Não importa se você vai à feira ou ao sacolão, sempre tem um dia em que os alimentos estão mais frescos. Esse é o melhor dia para comprar.
  • Compre apenas o que vai consumir durante a semana.



Chegando em casa:

  • Elimine da geladeira todos os restos de alimentos que não vai consumir.
  • Higienize semanalmente a geladeira (pano úmido e detergente, como mandam os fabricantes).
  • Retire todos os alimentos das embalagens originais (isso ajuda - muito - a manter a geladeira limpa).



Hora de preparar os alimentos:



  • O processo de higienizar frutas, legumes e verduras pode ser feito dentro da própria pia. Antes, lave a pia com água e sabão, feche a saída de água e encha com água limpa.
  • Coloque uma das soluções acima (ou ainda aquelas compradas em mercado ou farmácia) e deixe os alimentos por 20 minutos, enxaguando-os em seguida com água corrente.
  • Seque todos os alimentos com um pano limpo antes de colocá-los na geladeira.
  • Para as folhas, uma boa dica é usar uma centrífuga de salada (aparelho manual para secar a salada). Folhas bem sequinhas duram muito mais na geladeira e continuam crocantes.
  • Disponha as frutas e legumes diretamente na gaveta da geladeira já higienizada e coloque as folhas em recipientes plásticos.





Cozinhar:

  • Agora chegou a vez de cozinhar os alimentos. A melhor forma de conservá-los para que possam ser consumidos a semana inteira é optar pelo cozimento a vapor, sem qualquer tempero, azeite, óleo, etc.


Para isso, você pode usar: 




  • Acondicione cada tipo de alimento em recipientes separados, pois a durabilidade de cada alimento é diferente.




Organizar:

  • Depois disso, é só organizar os recipientes na geladeira e ela ficará assim:





Dicas úteis:

  • Os alimentos preparados e cozidos dessa forma podem servir como base para vários outros pratos (inclusive sopas) sem perder um tempão no preparo.
  • Varie nos temperos: azeites, molhos, alho frito, etc.
  • Frutas como mamão, melão, melancia e manga já podem ser guardadas sem as cascas, em pedaços, prontas para consumo ou para vitaminas e sucos.
  • Recipientes empilháveis ajudam a manter tudo organizado e a otimizar o espaço interno da geladeira.




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