sexta-feira, março 02, 2012

Como Escolher o Berço Ideal para o Bebê?



Boa notícia: a cegonha manda avisar que chegará uma habitante novo na sua casa. É a porta de entrada para um universo dominado por tons pastéis, bichinhos, roupas e acessórios para bebê.

A fase dos preparativos para a chegada do bebê é muito bacana. Mas deixa os pais em dúvida sobre o que escolher. 

Para auxiliar na tarefa de decorar o quarto, preparei uma série de posts com dicas para facilitar na escolha do mobiliário. 

Como o berço envolve uma série de cuidados, vou dedicar esse post inteiro só ao assunto.




O Berço Ideal

Qualquer que seja o estilo de decoração, a escolha do berço é muito importante. O berço ideal é um berço seguro.

Prefira adquirir peças certificadas pelo INMETRO ou ABNT (o selo deve estar no produto e na embalagem) com as seguintes características:

  • sem rótulos, decalques ou apliques na parte interna acessíveis à criança.
  • somente dois pés do berço devem ser equipados com rodízios ou rodinhas, os outros dois devem ser fixos. Os modelos com rodízios nos quatro pés devem ser equipados com travas.
  • a distância entre o estrado e as laterais ou paredes do berço não deve ultrapassar 2,5 centímetros para evitar que a criança prenda os braços ou as pernas.
  • a altura das grades ou paredes laterais deve ser de, no mínimo, 60 cm, considerando o estrado na posição mais baixa. Na posição mais alta, essa altura deve ser de, no mínimo 30 cm.
  • o colchão deve ocupar a totalidade do berço.






Cuidado com os modelos vintage. Antigamente, a questão da segurança não era muito abordada e e a distância entre as grades é grande. A criança pode enfiar a cabeça entre as barras e ficar presa. A altura da grade também é pequena e a criança pode cair ao ficar de pé.




Protetores de berço: são muito úteis para evitar que a criança bata a cabeça. Contudo, devem ser bem fixados às grades do berço, sem o risco de soltar e sufocar a criança. O tecido deve ser macio e fácil de lavar, para evitar o acúmulo de sujeira, ácaros e bactérias.



Protetores de Colchão: Nunca, em hipótese alguma, deixe o colchão envolto em sacos plásticos, pois podem ocasionar o sufocamento do bebê. As alternativas seguras para manter o colchão limpo são os protetores de colchão e também há opções de colchões com um dos lados impermeável.




Para saber mais:


  • Veja o teste realizado entre vários modelos de berço do mercado e os cuidados recomendados na página do INMETRO
  • Papais e mamães podem visitar a página da Criança Segura, com várias dicas para prevenir acidentes com os pequenos.  





Comentários

Recomendados para Você