quinta-feira, março 01, 2012

DECORAÇÃO: TRUQUES PARA USAR LISTRAS




Você sabe por que as listras são tão presentes em pijamas? Isso se deve à crença medieval de que o tecido com faixas de cores intercaladas era um poderoso símbolo de proteção contra maus espíritos e à  influência do demônio. Acreditava-se que, durante o sono, estamos mais suscetíveis dos ataques dos seres maléficos.

Ora tido como amuleto de proteção, ora marginalizado e relegado à vestimenta de bastardos, prostitutas, artistas e outras pessoas consideradas impuras, o tecido listrado sempre esteve presente na moda e na decoração e tem uma longa história.

Felizmente, hoje, as listras não são marginalizadas e você pode usar e abusar delas na casa e no corpo. 

Afinal, as listras tem muito poder: alongar o pé direito, dar a sensação de amplitude, mudar o foco do olhar, atribuir a sensação de movimento, etc.

Veja a seguir, bons motivos para usar listras na decoração:


Ampliar ambientes: Os banheiros e lavabos sempre são "apertadinhos". Uma boa dica para esse ambiente é combinar listras horizontais (que aparentarão paredes maiores) e espelhos. Truque certeiro para duplicar o tamanho de ambientes pequenos.





Dinâmica e Movimento: Você elegeu um visual monocromático para a sua decoração e não gostou? Está com medo de adicionar outras cores? Não tem problema. 

Usando as cores que você já tem no ambiente, insira uma peça com listras. Pode ser um tapete, uma almofada, uma cortina. 

Não importa, as listras dão "movimento" e aquele up à decoração, mesmo em ambientes monocromáticos.


Combina com tudo: As listras são neutras e podem fazer composições com diversas estampas: xadrezes, florais, poás, geométricos... Para não errar na composição de estampas, uma dica preciosa é utilizar as mesmas cores nas diferentes padronagens ou tons neutros que podem ser compostos com as mais diversas cores.

Não tem prazo de validade: As listras são um clássico do segmento moda & decoração. Você pode associá-las à praticamente todos os estilos de decoração e mobiliário sem errar. Do mais clássico ao mais moderno, em todo ambiente cabe um revestimento listrado.


Equivale ao salto alto: Um pé direito mais baixo pode tirar partido das listras. Experimente usar uma cortina com listras verticais ou um papel de parede que tenha esse padrão. Certamente, o seu ambiente parecerá bem mais alto.



Imagens
Fab Gab Blog
Casa Sugar
Apartment Therapy
http://apartmentsilike.wordpress.com/tag/striped-decor/
Update Dallas
Th Home

Comentários

Recomendados para Você