quinta-feira, março 29, 2012

Arquitetura: Fogão à Lenha Ecológico





Dizem que comida preparada no fogão à lenha tem o melhor sabor que existe. Se for verdade, eu que sou uma péssima cozinheira preciso urgentemente de um desses, rsrs, e tomara que ele faça milagres!

Dotes culinários à parte, tem a questão da sustentabilidade. E sempre ficou uma dúvida na minha cabeça: afinal, é uma solução ecológica ou não é?

É ecológica se o manejo da madeira for sustentável. Caso contrário, entra naquela conhecida questão de que o desmatamento é um dos maiores problemas na preservação ambiental. Além disso, a fumaça dispensada nos modelos tradicionais pode causar intoxicações e outros problemas de saúde.

Mas se depois de ler isso, você já estava desistindo de comer um "arrozinho-com-feijão-gordo-feito-no-fogão-à-lenha" pode quebrar a dieta sem culpa, porque já existe um fogão à lenha ecológico (uia!).

Pois é, um fogão à lenha portátil, com baixa emissão de fumaça e fuligem e que necessita de menor quantidade de lenha, dentre outras vantagens.

A ideia é tão bacana que você nem precisa ter uma cozinha de fazenda para ter um fogão à lenha. Ele pode ser instalado em qualquer cozinha.

Para saber mais, visite Ecofogão.

Texto: Adriana Magre
Imagem: Baixaki


Comentários

Recomendados para Você