segunda-feira, março 12, 2012

Lâmpada de Led: vale a pena?



Certamente vocês já viram as lâmpadas de led com formato semelhante à lâmpada incandescente.

Garanto, também, que "assustaram" com preços entre 80 e 100 reais. Muitos ainda não entenderam porque uma lâmpada tão cara e boa parte acredita mesmo que ela tenha um uso comercial ou específico para justificá-lo.

Nada disso, as lâmpadas de led chegaram com a proposta de substituir qualquer lâmpada - incandescente ou fluorescente - com maior durabilidade. 




As vantagens da lâmpada LED vão além do menor consumo de energia, durabilidade e dos baixíssimos custos de manutenção: não utiliza mercúrio (lembra? contamina os aterros e o lençol freático), não emite radiação infravermelha e nem ultravioleta.


Nenhuma outra lâmpada permite um controle tão absoluto da temperatura de cor. Por isso, as cores se tornam mais vivas e saturadas, mesmo sem a utilização de filtros. Isso torna as lâmpadas LED adequadas para todas as aplicações: residenciais, comerciais e industriais.


Como ela consome bem menos energia, é amiga da natureza, combatendo o aquecimento global com a redução das emissões de dióxido de carbono liberadas durante o consumo de energia elétrica.


A boa notícia é que o preço das lâmpadas LED vem se tornando mais atrativo a cada ano. Comparando a vida útil das lâmpadas incandescente, fluorescente e LED, esta é uma solução viável e econômica.


Uma dica é substituir aos poucos as lâmpadas do seu ambiente. Afinal, não precisar trocar as lâmpadas com frequência também é uma questão de conforto, especialmente, nos casos em que o pé direito é alto e as luminárias são complexas.









Texto: Adriana Magre

Comentários

Recomendados para Você