terça-feira, abril 10, 2012

DECORAÇÃO: MUXARABIÊ E DIVISÓRIAS




Se você visitou cidades históricas coloniais, certamente avistou alguma sacada fechada por treliças, como essa da foto:

Garantido luz e sombra - e também a possibilidade de ver sem ser visto - o muxarabiê aparece nas janelas e aberturas de várias edificações nos países do Oriente Médio. Nas mesquitas é possível encontrar muitos exemplos desse trabalho em madeira, em desenhos e padrões variados (um mais lindo que o outro!).


Influenciados pela beleza desses trabalhos, os portugueses e espanhóis rapidamente passaram a adotar as soluções das treliças e introduziram o muxarabiê na arquitetura. E é por isso que vemos com tanta frequência esse recurso nas cidades coloniais brasileiras.

Deixando a história de lado, é claro que a beleza continuou a inspirar através dos séculos. 

E, acredite, desde um simples par de sapatos até um tapete, o muxarabiê sempre passeou pela moda e pela decoração, e é uma tendência muito atual:




(Fotos: Elle Decor, Edição de Imagens: Simply Seductive)
Com inspiração nas edificações marroquinas, as portas, paredes e divisórias garantem luminosidade aos ambientes. 


(Projeto:Justin & Glenn Lamont; Foto: Derek Swalwell)


Para dividir ambientes, a solução do muxarabiê é ideal, pois permite a ventilação e a luminosidade. Os desenhos formados pela passagem da luz dispensam outras obras de arte no ambiente. 







Tecidos e tapetes foram buscar inspiração no Oriente Médio e até mesmo Louboutin se rendeu à beleza. Tapete Casa Sugar, Almofada Etsy, Banco Cococozy, Stencil na Parede Royal Design Studio e Sandálias Christian Loubotin.


Comentários

Recomendados para Você