quinta-feira, abril 26, 2012

DECORAÇÃO: REAPROVEITANDO CADEIRAS ANTIGAS



Ontem, em uma rua próxima da minha casa, vi uma caçamba com uma cadeira estilo manuelino sendo descartada. 

Confesso que até espiei para ver se havia condições de reaproveitar a peça (embora eu não tivesse a menor ideia de colocá-la, rsrs). Infelizmente, ela estava sem a perna e os cupins eram visíveis.

Não havia a menor condição de reaproveitar. E vocês sabem que quando digo isso, é porque a coisa está ruim mesmo.

Como é comum vermos cadeiras antigas descartadas, resolvi mostrar para vocês algumas possibilidades de uso. Não descarte a sua, reaproveite:

Como apoio para revistas e livros no banheiro. (Nordicbliss)


Substituindo os modelos com rodinhas no home office. ( On Home Design ) 

Como floreira, sem o assento. (Shelterness)
Usando parte dela como prateleira no banheiro ou em qualquer lugar da casa. ( Shelterness )

É claro que ainda valem as ideias de usar uma cadeira antiga como mesinha de cabeceira no quarto, mesa lateral da sala e em outro cantinho qualquer da casa. 

Abra a mente, amplie as possibilidades e se proponha a encontrar um novo uso para aquele objeto. A natureza agradece e o nosso anjinho interno também.


Ah, para você que está perguntando qual é a cadeira estilo manuelino:

Também conhecido como estilo gótico tardio, se desenvolveu em Portugal, no reinado de D. Manuel (daí o nome) e continuou após a sua morte. Tem muitos elementos típicos do estilo gótico, como, por exemplo, as colunas torsas ou salomônicas que formam as pernas, referências à esfera armilar ou meia esfera e, comumente, no assento, encontramos representados cachos de uvas e outros motivos próprios do simbolismo cristão. Se você tem, cuide! Uma cadeira dessas em bom estado pode valer milhares de reais.

Comentários

Recomendados para Você