quarta-feira, maio 02, 2012

Decoração: Dicas para Escolher o Aparador






É quase impossível não ter dúvidas quando o assunto é aparador. Afinal, esse é um dos móveis mais versáteis, que pode passear por toda a casa e atender tanto à necessidade de armazenagem (dependendo do modelo) quanto cumprir uma função meramente decorativa.

Creio que a pergunta mais simples de responder é essa: Onde?

Desde que haja espaço, o aparador é uma ótima opção para o living, a sala de jantar, o corredor para os quartos, aquele espaço sob a escada, o patamar intermediário da escada, a entrada, hall de elevador e pode até substituir a mesinha de cabeceira no quarto... é apenas uma questão de adequar o tamanho do móvel  ao espaço disponível. Desde os modelos mais diminutos até os de maiores dimensões, essa peça vai bem em qualquer ambiente.

Para não errar, na hora de escolher o móvel perfeito não esqueça dos espaços necessários à circulação na frente e nos lados do móvel. Em um espaço mais reduzido, vale a pena estudar a  possibilidade de incluir modelos sem quinas vivas ou que tenha cantos arredondados.










Para decidir o modelo ideal, observe o estilo da sua decoração. Você pode optar por acompanhar o estilo das demais peças de mobiliário ou sentir-se livre para adotar uma peça bem diferente das demais, criando um ponto focal na sua decoração.

E nem se preocupe pensando que "isso ou aquilo não fica bom sobre o aparador". Abajures, porta retratos, vasos, livros, bandejas com bebidas e taças, esculturas, praticamente todas as peças decorativas são valorizadas por este móvel.

Evite ocupar toda a superfície da peça (os espaços vazios também valorizam as peças existentes) e também escolha peças que não ultrapassem a profundidade do móvel (ficam desproporcionais).

Sem exagerar nos enfeites sobre o aparador, você ainda pode considerar incluir um elemento decorativo no chão, no espaço sob a peça. Cestarias, caixas em couro e vasos maiores são algumas opções.




Comentários

Recomendados para Você