quarta-feira, maio 23, 2012

DECORAÇÃO: ESCOLHA O RODÍZIO CERTO PARA OS SEUS MÓVEIS



Eu ainda não sei qual é a arte que a Ellen Caliseo, blogueira do Casinha de Retalhos vai preparar com rodízios. Mas o fato é que ela me deu a inspiração para esse post.

Uma coisa tão útil e que tenho pela casa inteira, como não pensei nisso antes???

Existem vários tipos de rodízios, desde os decorativos até os rodízios maiores, para aplicações industriais.

E é super importante saber alguns detalhes e características, tanto para comprar a peça certa para a sua necessidade, quanto para economizar. É que os preços variam tanto quanto as opções, cores, materiais, acabamentos e carga suportada. 



Mais Básico Impossível: É muito fácil encontrar rodízios desse tipo, até mesmo em supermercados e lojas de miudezas. São fabricados em nylon (plástico) e o preço deles parte de 2,00 reais aproximadamente. São indicados para peças de pequeno porte e pouco peso, por exemplo: um aquecedor, o suporte de uma CPU, etc. Não tem freio e não é giratório, na maioria das vezes. Os modelos mais simples, em geral, tem cargas que variam de 40 a 60 kg.

Giratório: Rodízio giratório é aquele em que a rodinha gira em torno do seu próprio eixo. Esse plus é muito útil para móveis como gaveteiros, mesas e, especialmente cadeiras. Existem em vários acabamentos: coloridos, dourados, cromados, latonados, etc. 





Com Freio ou Trava: A facilidade de deslocar um móvel na limpeza é uma ótima razão para instalar um rodízio. Porém, essa facilidade pode se tornar um incômodo. Imagina o seu rack com a TV mega cara, seu filhinho encosta, o móvel sai andando e a TV espatifa no chão... O exemplo é pueril, mas a situação é real. 

Para evitar acidentes como esse, o ideal é usar rodízios com trava ou freio. Quando essa "alavanca" é acionada para baixo, a rodinha é impedida de deslizar. Dica: se o móvel tiver quatro rodízios, você pode usar os modelos com trava apenas nos dois instalados na parte frontal. 

Os fabricantes garantem que os rodízios de silicone ou gel, como são chamados os modelos com rodinhas transparentes, são mais silenciosos e tem um deslizar mais suave que outros modelos. De fato, a rodinha é mais estreita, diminuindo a área de atrito e consequentemente o barulho. Além disso, tem um design mais elegante e bonito.


Outro detalhe importante dos rodízios se refere à banda de rodagem. As bandas de rodagem mais duras são mais indicadas para pisos cobertos por tapetes ou carpetes. Já as bandas de rodagem mais macias, com o centro de material mais resiliente, são indicadas para pisos cerâmicos, pedras, madeira, etc.

Cada modelo suporta cargas diferentes. Entre os rodízios de melhor qualidade é comum encontrarmos versões que vão de 50 até 200 kg. Porém, nos modelos para aplicação industrial, essa capacidade pode chegar até 6000 kg e incluir molas e acessórios pneumáticos.


A seguir, uma breve amostra do que você encontra nas lojas:

Rodízio Disney Schiopa

Rodízio Classic




Do baú de brinquedos ao cesto de roupas para passar, todo móvel é apto a receber rodízios para facilitar a rotina de limpeza e organização do ambiente. Apenas cuide para que o rodízio corresponda à carga do móvel (incluindo o que está armazenado nele).

O processo de instalação é muito simples e os parafusos necessários à instalação geralmente acompanham a peça. 


Onde encontrar: Casa dos Rodízios e Euro Ferragens



Comentários

Recomendados para Você