terça-feira, maio 01, 2012

DECORAÇÃO: TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE RODAPÉS





O rodapé pode mudar completamente a decoração. Os preços são tão variados quanto os acabamentos e opções disponíveis.

Recebo vários e-mails com perguntas sobre rodapés. A seguir, a resposta às mais comuns:


Para que serve?

O rodapé, além da função decorativa, serve para promover a conservação das paredes. Evita que nas tarefas de limpeza mais comuns, as vassouras, rodos e aspiradores de pó tenham contato com as paredes, danificando-as ou sujando-as. 




Qual a altura ideal?

O rodapé tipo cordão já cumpre a função de proteger as paredes. As medidas mais comuns, variam entre 5  e 20 cm, mas é possível encontrar rodapés com até 60 cm de altura (sob encomenda).

A altura ideal é mais uma questão estética, que pede  atenção para a proporcionalidade. Evite rodapés muito altos em ambientes menores. 

Eu sigo sempre esse cálculo, que inventei depois de observar bastante o que fica legal e o que não fica. Dá certo na maioria dos casos.

Combinar guarnições das portas é necessário?

Não é necessário que o rodapé seja igual ao acabamento da porta. Mas se a porta e o piso forem em acabamento amadeirado, acompanhe um dos dois ou escolha um modelo branco, liso e sem detalhes.


Posso usar rodapé branco com pisos cerâmicos e pedras naturais?

Pode, sim. Mas atenção à rotina de limpeza do ambiente. O rodapé de madeira não resiste às lavagens e produtos de limpeza.

O ideal, nesse caso, é optar por um mármore branco, sem detalhes, ou por peças cerâmicas brancas disponíveis no mercado. 

Ah, e fica lindo de viver o rodapé branco em mármore (na minha opinião, mais que a madeira).



Ainda usa rodapé em madeira natural?

Se você tem um rodapé em madeira, em bom estado, não precisa tirar porque  há uma tendência de rodapés brancos. Você pode pintar com tinta esmalte na cor branca ou dar novo acabamento com verniz (inclusive os coloridos). 




Há ainda a opção de usar outras cores, compondo com seu ambiente, como dourado, preto, bege e outras. Você também pode usar cores iguais nos batentes, portas, guarnições e rodapés.






Sapato, cabeça e rodapé

Hoje em dia é muito normal que o rodapé seja uma peça única, reta e com ângulos. Mas nem sempre foi assim e o rodapé tradicional tem três partes ou mais. 

A cabeça e o sapato tem a função de proteger o rodapé, vedar locais por onde o pó possa entrar e facilitar a limpeza (são arredondados).

Experimente observar as construções mais antigas e você encontrará rodapés assim:




Devo usar rodapé na escada?

Você é quem decide, observando o estilo da sua decoração para definir se usará e qual o melhor tipo de rodapé. Algumas ideias mais usadas:










Ainda tem dúvidas? Dá um pulinho na Comunidade Casa Claudia. Durante todo o mês de maio, estarei participando da seção Pergunte ao Profissional e você pode tirar todas as suas dúvidas (sobre rodapés e muito mais).

Comentários

Recomendados para Você