segunda-feira, maio 21, 2012

Divino Espírito Santo: mais que decoração





É claro que todos nós gostamos de nos sentir protegidos e esse é o motivo que faz muitas pessoas incluírem na sua decoração a imagem do Divino. 
Divino Espírito Santo
A simpática figura da pomba branca enfeita portas, halls e paredes, emprestando boas energias ao espaço que ocupa. 


Muito presente nas culturas católicas, você pode apreciá-la em várias versões e tamanhos, associada ou não à figuras religiosas e do folclore regional, como mostram as fotos abaixo, que fiz no Acervo do Memorial da América Latina.


Batismo de Jesus
A representação do Espírito Santo através dos séculos varia de pombas, chamas, fogo até pessoas. Contudo, é certo que a pomba é o símbolo mais  empregado, aparecendo até mesmo em pinturas famosas, como o Batismo de Jesus, de Perugino (ao lado).


Os cristãos acreditam que o Espírito Santo é responsável pela concessão dos dons às pessoas.




Todas as suas representações estão ligadas às passagens bíblicas. Para não ficar muito longo o post, os significados mais comuns das figuras associadas:


Pomba: Quando Cristo saiu das águas do Rio Jordão, o Espírito Santo teria pousado sobre ele - e permanecido - sob a forma de uma pomba, daí ser essa a figura mais frequente.
Fogo: significa a energia transformadora das ações do Espírito Santo
Água: significa a purificação e a limpeza
Unção: simboliza a benção com óleo e a confirmação do batismo


Vento, nuvem e luz também são encontrados em imagens e gravuras representativas e estão ligados à ação envolvente e capaz de ultrapassar quaisquer fronteiras que o Espírito Santo tem.


Já a celebração da Festa do Divino está associada à Rainha D. Izabel, mulher de D. Diniz, que a teria introduzido em Alenquer, Portugal. Daí, teria se espalhado a todos os países católicos, sempre incorporando elementos da cultura regional.



Imagem do Divino


arte popular latina

Memorial da América Latina



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...