segunda-feira, maio 21, 2012

Divino Espírito Santo: mais que decoração





É claro que todos nós gostamos de nos sentir protegidos e esse é o motivo que faz muitas pessoas incluírem na sua decoração a imagem do Divino. 
Divino Espírito Santo
A simpática figura da pomba branca enfeita portas, halls e paredes, emprestando boas energias ao espaço que ocupa. 


Muito presente nas culturas católicas, você pode apreciá-la em várias versões e tamanhos, associada ou não à figuras religiosas e do folclore regional, como mostram as fotos abaixo, que fiz no Acervo do Memorial da América Latina.


Batismo de Jesus
A representação do Espírito Santo através dos séculos varia de pombas, chamas, fogo até pessoas. Contudo, é certo que a pomba é o símbolo mais  empregado, aparecendo até mesmo em pinturas famosas, como o Batismo de Jesus, de Perugino (ao lado).


Os cristãos acreditam que o Espírito Santo é responsável pela concessão dos dons às pessoas.




Todas as suas representações estão ligadas às passagens bíblicas. Para não ficar muito longo o post, os significados mais comuns das figuras associadas:


Pomba: Quando Cristo saiu das águas do Rio Jordão, o Espírito Santo teria pousado sobre ele - e permanecido - sob a forma de uma pomba, daí ser essa a figura mais frequente.
Fogo: significa a energia transformadora das ações do Espírito Santo
Água: significa a purificação e a limpeza
Unção: simboliza a benção com óleo e a confirmação do batismo


Vento, nuvem e luz também são encontrados em imagens e gravuras representativas e estão ligados à ação envolvente e capaz de ultrapassar quaisquer fronteiras que o Espírito Santo tem.


Já a celebração da Festa do Divino está associada à Rainha D. Izabel, mulher de D. Diniz, que a teria introduzido em Alenquer, Portugal. Daí, teria se espalhado a todos os países católicos, sempre incorporando elementos da cultura regional.



Imagem do Divino


arte popular latina

Memorial da América Latina



Um comentário:

  1. Eu adoro As imagens do Divino, minha mãe sempre teve muita fé nele!
    Ah, ganhei semana passada um quadrinho de divino num sorteio!
    Ficou ótima sua postagem, bjuuuu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...