terça-feira, junho 26, 2012

PAISAGISMO - COMO CUIDAR DAS PLANTAS



Como Cuidar das Plantas o Ano Todo



Hoje um jardim não é só privilégio de quem tem um gramado. Mesmo quem mora em apartamentos pode desfrutar da beleza e das boas energias das plantas o ano todo. 

Por isso, elaborei um roteiro de cuidados simples para ajudar até os mais inexperientes a cuidar do seu jardim nas quatro estações do ano.

Vale lembrar que algumas espécies requerem cuidados diferenciados, pois tem seu próprio ciclo e época, tá? Nesse caso, fique atento.

Verão

O sol é ótimo para o crescimento das plantas - e também das ervas daninhas e "matinhos" que deixam feio o vaso ou jardim. Por isso, a retirada das pragas deve ser frequente (a cada 15/20 dias). 

As regas são super importantes nesse período. Devem ser feitas pela manhã (antes das 10 horas) e ao por-do-sol. Isso conservará a terra sempre úmida e fresca, o que deixará as espécies mais bonitas.

Outono

O outono é época das folhas secas. Portanto, é a época ideal para limpeza. 

Remova as folhas e galhos mortos e, se possível, revolva a terra do vaso. É uma boa hora para investir na adubação com compostos orgânicos e completar a terra dos vasos.

Além do húmus de minhoca, você também pode usar a terra vegetal.

As regas já não precisam ser tão intensas quanto no verão. Geralmente, uma vez ao dia, é suficiente. Mas fique de olho, a terra deve estar sempre úmida.

Inverno

No inverno - e também no outono - em alguns locais, é preciso ficar atento aos ventos frios, pois algumas espécies sofrem com essa condição. Se for o caso, não hesite em mudá-las de lugar ou usar estufas.

O ritmo de crescimento das plantas cai nesse período e como a umidade é mais alta, as plantas não devem receber água em demasia. Verifique sempre como está a terra e deixe para regar quando estiver mais seca.

Árvores (ficus, frutíferas, etc.) e arbustos (buxinho, etc) tem no inverno a época ideal para suas podas.

Primavera

Quando tudo fica mais bonito e florido, é hora de redobrar a atenção. 

Trocas de vasos, replantios, separação de espécies e poda das raízes devem ser feitas na primavera. Com o sol e a umidade, as plantas se desenvolvem mais e tem condições de se adaptar aos novos vasos e formas até a época do inverno.

Seja implacável com as pragas também na primavera, viu? Retire tudo e faça a poda dos galhos e folhas amareladas.



Dica: Amor, cuidado, água e adubação são ingredientes que tornam a maioria das plantas bonitas. Portanto, capriche!

Comentários

Recomendados para Você