quinta-feira, agosto 23, 2012

DECORAÇÃO: AS CASAS DE VENEZA ALÉM DAS FACHADAS



Filmes de terror e amor já foram ambientados em Veneza. Não há quem não identifique imediatamente uma imagem da cidade formada em um arquipélago, com seus monumentos, casarões e igrejas. 

Além da beleza, a cidade ainda é importante por sediar o Festival de Cinema e a Bienal de Artes.

Aliás, é no dia 29 de agosto próximo que começa a 13a edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, que vai até dia 25 de novembro.

Apesar de ser uma cidade secular, relacionada ao acontecimento de inúmeros fatos históricos importantes para a humanidade, Veneza convive muito bem com as novas ideias, o moderno e o up-to-date.

Prova disso são os casarões de fachadas irretocáveis (e protegidas!) que escondem em seu anterior ambientes e espaços com todo o conforto da vida moderna e seguindo as melhores tendências de estilo. Confira:

O sótão foi transformado em sala de leitura e em um ambiente banhado pela luminosidade e conforto. Projeto do arquiteto Paolo Fabris.


Abrir a janela e avistar o canal é para poucos privilegiados, como um empresário russo, proprietário da casa que abriga esse quarto simples e funcional. 


O zen cria um contraste interessante com as fachadas históricas das casas. Talvez por isso, as linhas retas e limpas predominem nessa casa de uma artista local.  


Elementos tradicionais dos adeptos de conforto, a bergère e os tons branco e azul predominam nesta casa. A ideia é lembrar uma casa de veraneio. Conseguiu, não é?


Colecionar objetos  e peças de decoração é o passatempo predileto do dono desta casa, o que se evidencia na composição de várias peças que domina seu quarto.


Preservando elementos tradicionais, como a mobília de família, esse ambiente ganha um ar romântico e parece nos levar de volta à época dos Doges, não é?


Crédito das Imagens: At Casa



Comentários

Recomendados para Você