terça-feira, agosto 07, 2012

DICAS PARA NÃO ATRAIR E ESPANTAR POMBAS



Minha filha "morre" de medo de pombas. Grita, faz escândalo e sai correndo de qualquer lugar que tenha pombas. 

Ouvi uma vez que as pombas são ratos voadores, responsáveis pela transmissão de várias doenças, dentre elas a criptococose. Não tenho nada contra as pombinhas, mas prefiro deixá-las bem longe de mim.


O problema é bem antigo e algumas receitinhas de vovó prometem dar uma ajuda no combate. É claro que existem dezenas de soluções em lojas especializadas, desde produtos químicos até repelentes sonoros, sem esquecer das cercas elétricas.

O maior erro das pessoas, entretanto, é alimentar as aves. Isso atrai um número cada vez maior de pombas, inclusive facilitando a criação de ninhos no local e iniciando uma infestação que, posteriormente, será difícil de conter.


Algumas receitinhas caseiras que funcionam:

  • Não deixar rações de alimentos para cães e gatos em vasilhas sem tampa e que as pombas possam acessar.
  • Evite alimentar as pombas, seja com rações ou restos de alimentos.
  • Faça a vedação de aberturas em telhados ou outros locais que possam ser usadas para a instalação de ninhos, usando telas.
  • Nos parapeitos e telhados, uma alternativa é espalhar gel tipo silicone nas superfícies onde as aves pousam, pois a textura incomoda as aves. 
  • A naftalina também incomoda bastante as aves, por isso pode ser espalhada nos locais onde as aves pousam e fazem ninhos. Use-a em bolinhas ou moídas.



Comentários

Recomendados para Você