domingo, agosto 12, 2012

DICAS PARA ESPANTAR MAU CHEIRO NA COZINHA



Na semana passada, publiquei na página do Cores da Casa no Facebook, uma receitinha caseira para acabar com aquele cheirinho ruim que fica na máquina de lavar louças após a operação. 

Aí, A Priscila Rodrigues que nos acompanha por lá deu a ótima sugestão de publicar esse post, com algumas dicas gerais sobre esses "cheirinhos" que pintam do nada.




Geladeira 

  • Evite deixar comida em vasilhas sem tampa dentro da geladeira. Parece uma coisa meio boba se a comida não estiver estragada, mas já observei que alguns alimentos - mesmo em bom estado - deixam um cheirinho ruim na geladeira. Use vasilhas com tampa ou mesmo um filme.
  • Limpeza: lave as partes removíveis. Para limpar as demais, você pode usar bicarbonato de sódio ou vinagre branco, diluídos em água. A proporção é 2 colheres de sopa de bicarbonato para 500 ml de água e 1/2 a 1/2 no caso do vinagre.
  • Os desodorizadores de geladeira à venda nas lojas realmente funcionam. Mas você também pode testar uma receitinha caseira bem simples para absorver o mau cheiro: basta deixar um recipiente sem tampa com bicarbonato de sódio ou borra de café dentro da geladeira.
  • Para deixar um cheirinho bom: um pedaço de algodão embebido com essência de baunilha. 




Microondas

  • A rainha do mau cheiro no microondas é a pipoca, não? Para eliminar este e qualquer cheiro, a primeira dica é sempre usar o papel toalha para secar as gotículas de vapor dentro do aparelho.
  • Outra medida é limpar a parte interna semanalmente, com 1 colher de sopa de bicarbonato diluída em 1 copo de água. 
  • Mais uma (mas, cuidado!!!): aquecer um copo de água com algumas rodelas de limão por 2 minutos. Depois, seque com papel toalha.   


Cocção (frituras, alimentos, etc.)

  • Para eliminar os vapores e odores da cocção, o exaustor/coifa é ideal e deve ser observada a troca do filtro, se houver.
  • Abra as janelas para renovar o ar.
  • Não guarde óleo em panelas. Caso vá reaproveitar o óleo, guarde em um vidro com tampa.
  • Após finalizar a cocção, limpe o fogão com detergente neutro e ferva água com ervas aromatizantes da sua preferência por alguns minutos (ex.: canela, cravo, cardamomo, manjericão, gengibre, etc.). Se quiser, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre durante a fervura.

Outras dicas:

Armários: Faça a limpeza interna com detergente neutro. Guarde os alimentos em recipientes com tampa e cuide para que não haja vazamentos nas embalagens. Para absorver a umidade, use caixas de giz escolar abertas em algumas prateleiras. Sachets com pedaços de canela e cravo podem dar um cheirinho bom (faça uma trouxinha com um pedaço de tule).

Lixeiras: Use sacos de lixo apropriados (nada de sacolinhas) e lave as lixeiras semanalmente.

Vasilhas plásticas: Se tiver máquina de lavar louças, lave-as somente nela, pois a água quente elimina qualquer cheiro. Caso não tenha, após a lavagem com detergente, deixe-as de molho por alguns segundos na água fervente. 

Ralos: Boa parte dos cheiros ruins provém dos ralos. Higienize-os com água sanitária semanalmente e verifique se os ralos sifonados não tem partes danificadas.

Lava-louças: Coloque 1/2 limão cortado dentro da máquina e deixe-a completar a operação. 

Algumas lâmpadas (Purify, da marca Golden) prometem a emissão de ânions para dissipar cheiros de alimentos, cigarro e outros. Vale a pena tentar, elas podem ser usadas em todos os ambientes.


Comentários

Recomendados para Você