segunda-feira, setembro 24, 2012

APARELHO DE FONDUE - ESCOLHA CERTO





Sempre vejo as pessoas incluírem aparelhos de fondue na lista de casamento ou ficarem na dúvida na hora de comprar o aparelho certo. Por não conhecer bem as características de cada um, acabam optando pelo aparelho de inox, achando que a durabilidade do material e a baixa liberação de resíduos o tornam a melhor escolha. Uma opção comum ainda é o aparelho com antiaderente.

Porém, cada tipo de fondue exige uma panela especial. O segredo da boa fondue (sim, a palavra é feminina!!!) reside na escolha do recipiente certo. O aparelho próprio facilita o preparo e a degustação do prato. Como resultado disso, você apreciará a fondue com um sabor inigualável.

Vamos aos aparelhos:




1- Inox: Todo mundo sabe que sou fã de inox. Porém, em se tratando da fondue, se você procura um aparelho versátil, no qual possa preparar as tradicionais fondues de queijo, carne e chocolate, fuja do aparelho de inox. O aparelho de fondue em inox serve apenas ao preparo de fondue de carne, já que as características de propagação do calor do inox, fazem com que o aquecimento do óleo se dê de forma rápida e ocorra pouca dispersão do calor. Por conta dessa característica, não há necessidade de grande controle sobre a chama.

Aí vai uma observação pessoal: embora eu adore fondue de carne, é algo que não aconselho ninguém a preparar em sua residência, sob o risco de guardar várias recordações (e por recordações, entenda-se que não falo de fotos e sim de "espirros" e "respingos"). É melhor saborear a fondue de carne a dois, em uma agradabilíssima pousada em Serra Negra ou Campos do Jordão. Claro, gastando um pouco mais as suas opções incluirão um cinematográfico chalé na Suíça.

Para presentear, evite essa opção e prefira um aparelho mais versátil, porque a fondue de carne não é muito democrática e é uma das mais complicadas de se preparar. Enquanto você encontra kits prontos no supermercado para fondue de queijo, a fondue de carne envolve escolhas acerca da carne, dos molhos, o ponto certo de cada item no preparo... complicadíssimo. 

Se vai investir em um aparelho de inox, o ideal é que ele seja completo, com todos os acessórios acima, inclusive o giratório, para facilitar na hora em que os convidados se servirem dos molhos.



2- Terme: Trata-se de uma tecnologia patenteada pela Forma Inox. A caçarola é formada por duas paredes de aço inoxidável e entre essas paredes, existe um líquido (Terme), que quando aquecido distribui o calor uniformemente por toda a caçarola. Por conta disso, é indicado para todos os tipos de fondue. Ainda não testei. Enquanto você encontra caçarolas de fondue a preços a partir de 12 reais, as caçarolas com sistema Terme partem de 200 reais.



3- Panela de Vidro: Romântica, charmosa, nada como ver os morangos escorregando na deliciosa calda de chocolate... Mas, atenção: embora a panela de vidro seja indicada para o preparo de fondues de carnes, queijos e doces, o refratário também tem um comportamento de distribuição uniforme do calor e  manutenção da temperatura. Por isso, desligar a chama na hora certa é fundamental para evitar que o alimento se queime.



4- Esmaltada: Segundo o consenso geral entre os apreciadores de fondue (incluindo eu, rsrsrsr), essa deve ser a escolha para quem pretende investir em um aparelho versátil e para presentear de uma forma correta e democrática. A panela serve para todo tipo de fondue, é fácil de manusear, é mais grossa e aquece lentamente, o que minimiza os riscos de queimar a fondue, mesmo entre os que estão se iniciando na arte dessa comida incrível.



5- Ferro: Não posso negar que acho esse aparelho um dos mais charmosos. Sendo de ferro, esmaltado ou não, esse é um ótimo aparelho para você saborear todas as variedades de fondue de queijo. Os americanos usam o aparelho de ferro também para o preparo de fondue de carne. Entre os melhores estão os da marca Swissmar, cuja imensa variedade de produtos e acessórios para fondue, você pode conhecer aqui. 



6- Cerâmica: Adequados para o preparo de fondues de queijo e doces. Sua principal vantagem está no custo baixo e na grande variedade de modelos e tamanhos. 

7- Cobre: Se o que você procura é sofisticação e elegância, achou. A panela de cobre é ótima para o preparo de todos os tipos de fondue e certamente tornará a degustação um momento de classe.



8- Elétricos: O principal apelo dos aparelhos para fondue elétricos é a praticidade, pois há quem considere o controle da chama um empecilho e veja perigo no seu manuseio. Alguns modelos dispõem de controle de temperatura, o que realmente torna prático o preparo da fondue e evita a famosa "pegadinha no fundo". Nesse modelo, o ideal é verificar o material que reveste o recipiente que receberá os ingredientes da sua fondue.



9- Alumínio com Antiaderente: Presente em 10 entre 10 listas de casamento, esse é um dos modelos mais vendidos. Serve para o preparo de fondues de carne, queijo e chocolate. A ressalva, entretanto, fica para a qualidade do antiaderente, já que há várias marcas e uma imensa variação de preços. A liberação dos ácidos e resíduos pode acabar com o prazer de saborear a fondue. Além disso, os garfinhos e acessórios para fondue são em metal e podem riscar o antiaderente com facilidade. Não recomendo.



Aprenda também a usar a famosa cafeteira francesa e como não deixar queimar os alimentos em panelas de inox .



Post atualizado em 10/05/2012



Comentários

Recomendados para Você