quinta-feira, setembro 27, 2012

DECORAÇÃO: DICAS PARA INSTALAR A TV SOBRE A LAREIRA



O e-mail do André Vieira me pergunta se pode ou não instalar a TV sobre a lareira e quais seriam os cuidados a tomar.  

É sempre bom lembrar que os equipamentos eletrônicos não devem ser expostos ao calor. Os fios, cabos e peças que compõem esses aparelhos podem ser irremediavelmente danificados.

Além disso, as lareiras tradicionais, que emitem calor, também dissipam a fuligem e a fumaça que podem danificar os aparelhos. Por isso, essa solução deve ser muito cuidadosa.

Há quem prefira não arriscar, mas eu penso que com um isolamento adequado e desde que a lareira não permaneça acesa direto, é uma solução bacana.

Fiz uma ilustração rápida, sem escala, para exemplificar como geralmente é feito o isolamento térmico:





Isolante Térmico na Parede

O uso de um isolante térmico é essencial nesses casos, pois a parede aquece. Já vi algumas pessoas revestirem a parede com pedra (canjiquinha, mármore e granito) acreditando isolar o calor. 

Mas isso só agrava o problema, porque a pedra retém o calor (fica quente por mais tempo) e os aparelhos com certeza ficarão expostos ao calor da mesma forma e por mais tempo. 

O ideal é usar um isolante térmico, como a lã de rocha, por exemplo. Vendida em mantas ou em placas, a sua espessura, normalmente, parte de 2 cm. Os preços variam muito, mas é possível encontrar produtos a partir de R$ 15,00/m2.

Para avaliar a espessura ideal desse revestimento, é recomendável verificar a temperatura que a lareira atinge acesa (em geral, não ultrapassa 500º) e consultar o fabricante para saber qual dos modelos/espessura é mais adequado. 

Para que o isolamento realmente funcione, é preciso seguir as instruções do fabricante na instalação, minuciosamente. 


Planejando e protegendo a fiação

É bastante comum que as paredes com lareira não tenham pontos elétricos ou de antena, cabo, telefone, etc. Por isso, você precisará planejar com cuidado o local dos aparelhos e posicionar os pontos elétricos próximos deles. 

Para criar esses pontos elétricos, antena, telefone e etc., o ideal é criar uma segunda estrutura (parede), em que também será instalada a TV. Esse painel pode ser feito em madeira, drywall ou mesmo alvenaria, distante 10-15 cm da alvenaria principal.

Nesse painel podem ser instalados todos os pontos necessários para o home theater. É possível também criá-los no chão, sob um rack, por exemplo, e conectá-los a TV por trás do painel.  Essa alternativa de instalar sob o chão é facilitada quando usados os pisos laminados e outros pisos flutuantes.


Para maior segurança, os fios e cabos podem ser protegidos por tubos de lã de rocha, evitando assim qualquer risco de derretimento. 







Bom, é isso. As dicas são gerais e valem para as lareiras emissoras de calor. Para os modelos meramente decorativos (sim, eles existem), esses cuidados são dispensáveis. 

Não custa lembrar que o auxílio de um profissional para esse tipo de questão é essencial. Ele poderá avaliar o seu espaço e necessidade para traçar o isolamento térmico mais adequado e até mesmo considerar se essa é uma boa solução para seu ambiente, propondo alternativas.

Se você quer ver a sua dúvida respondida aqui também, mande um e-mail para contato@coresdacasa.com.br.


Comentários

Recomendados para Você