sexta-feira, setembro 28, 2012

Desenhando...




AutoCAD, Sketchup, VDMax... Os recursos tecnológicos são bacanas mesmo. 

E não há quem não se encante com um projeto apresentado em 3D, certo? A possibilidade de passear pelo ambiente e antever o resultado final é realmente tentadora.

Mas quem fez da decoração e do design o seu ofício, gosta de desenhar. Gosta de colorir. E não há cliente que não se encante com as tonalidades da aquarela profissional ou da canetinha magic color.

Por isso, sempre dou um jeitinho, por mais que o tempo seja corrido, de incluir desenhos feitos à mão na apresentação dos projetos.

Ontem, arrumando as gavetas e reorganizando alguns projetos finalizados e as ilustrações que foram feitas para eles, resolvi fotografar e postar alguns desses desenhos e falar um pouquinho da utilidade profissional deles.  



Desenho em Perspectiva com Canetinha Magic Color


Desenho em perspectiva é um must. Ele dá sensação de profundidade e a noção de tamanho nos ambientes. Por isso, sempre é muito usado pelos profissionais que precisam representar graficamente um ambiente ou um objeto.

Para colorir, o lápis de cor, a aquarela (profissional) e as canetinhas magic color são super usadas.


 Vista dos Ambientes




Nem sempre representamos todos os ambientes em perspectiva. Mas quando é necessário mostrar algum detalhe do ambiente, usamos o desenho em vista. Nos banheiros acima, a ilustração era necessária para representar a paginação de pastilhas de vidro.




Em um projeto paisagístico, o detalhamento é essencial. Por isso, é feita um planta baixa/layout. 

No projeto acima, usei a técnica da aquarela, que é uma das mais utilizadas nos projetos paisagísticos. 

Quando acrescentamos fotos ou especificações, a planta layout recebe o nome de Prancha Esquemática.

A representação do paisagismo sempre precisa ser muito detalhada, justamente para possibilitar ao cliente identificar as espécies na hora da compra, sem erro. 

Como, geralmente, a ilustração fica em tons de verde, o detalhamento do desenho no paisagismo é muito importante. 

Abaixo, uma ilustração de paisagismo com o detalhamento das espécies vistas de cima. Observando, atentamente, é possível perceber que todas partem de um círculo. 

Mas é o detalhamento na pintura que dá a exata noção de quais espécies se tratam, não é?





E há casos em que o detalhamento precisa ser maior. Abaixo, a representação de um vaso de tinhorão, colorido om lápis de cor.





Comentários

Recomendados para Você