sábado, setembro 22, 2012

Na Máquina de Pão: Bolo de Laranja com Casca



Aqui em casa somos fãs do bolo de laranja, preparado com a massa de pão-de-ló tradicional e, depois de pronto, regado com suco de laranja. É uma delícia, fica fofinho, úmido e gostoso.

Mas o bolo que preparei hoje superou a receita tradicional da casa. E é um bolo bem "preguiçoso", feito na máquina de pão, com casca e tudo (leia-se, sementes e bagaço). 

Foi a minha primeira experiência com bolo na máquina de pão e devo dizer que amei. Olha a carinha do danadinho:



Ingredientes que usei:

  • 2 ovos 
  • 1 xícara de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de margarina light
  • 1 laranja com casca, cortada em pedaços (para não enroscar no liquidificador)
  • 1 xícara de açúcar orgânico (sem aditivos químicos, mais escuro e mais grosso que o açúcar tradicional, ele tem o mesmo poder do adoçante)
  • 2 xícaras de farinha de trigo 
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (para deixar a massa mais leve)


Como fiz:

No liquidificador, misturei os ovos, o leite, a margarina e a laranja com a casca cortada em pedaços. Bati bem até reduzir para um líquido grosso.

Coloquei esse líquido na panificadora e acrescentei a farinha de trigo, o açúcar, o bicarbonato e o fermento em pó. 

Liguei a máquina no ciclo Bolo e mais nada. Após completar a operação, ainda aguardei 15 minutinhos para retirar a forma.

Esta receita é uma adaptação da receita original de bolo de laranja com casca, da  Vany Paulino, autora do blog que leva seu nome. Mas sabe quando você começa a preparar tudo e aí descobre que está faltando um dos ingredientes? Pois bem, foi isso o que aconteceu, rsrs.

Além disso, como estou em um processo de reeducação alimentar, tenho substituído todos os ingredientes das receitas por opções mais saudáveis e menos calóricas.

Porém, eu garanto: mesmo com as minhas substituições forçadas, esse é um dos bolos de laranja mais gostosos que já provei. O sabor da laranja é bem mais intenso e o aroma é uma coisa sem igual!!

  

Comentários

Recomendados para Você