quinta-feira, outubro 18, 2012

DECORAÇÃO: DIFERENÇA ENTRE CAPITONÊ, BOTONÊ E MATELASSÊ



Certamente, estes nomes tem uma importância imensurável para a decoração. Afinal, como esquecer dos clássicos Sofá Chesterfield e Cadeira Barcelona?

diferença entre capitonê, botonê e matelassê

O fato é que muita gente - profissionais inclusive - confundem muito o nome das técnicas. E o que é botonê e matelassê também acaba virando, erroneamente, capitonê.

Afinal, qual a diferença:

Tanto o capitonê quanto o botonê são uma técnica de estofaria.

O capitonê leva espuma e a peça é revestida em tecido ou couro, com o "afundamento" de alguns pontos. Esse trabalho cobre toda a superfície da peça.

Os pontos são equidistantes entre si, calculados para que reproduzam uma figura geométrico, geralmente, um losango, um triângulo ou um quadrado. Esses padrões geométricos são marcados com dobras ou franzidos sobre o revestimento. Pode ou não receber botões nos pontos.

capitonê

Já o botonê é uma técnica de estofaria mais simples. Os botões são apenas fixados sobre o revestimento em tecido ou couro e o "afundamento", quando há, é mais superficial. Ele também não precisa necessariamente aparecer em toda a superfície e pode ser apenas um detalhe ao centro. 

o que é botonê

o que é botonê
O matelassê também confunde bastante (já vi muito cliente pedir "aquele sofá com matelassê"). Porém, ele não é uma técnica de estofaria, mas sim de confecção, que forma relevos e cria um tecido acolchoado que pode ser usado dois lados.

Basicamente consiste em um sanduíche de tecido com uma camada grossa ao centro, que pode ser lã, enchimento ou manta acrílica. Também recebe o nome de cloquê e pode aparecer em tecidos como o jacquard.

Esse tecido acolchoado é muito empregado na confecção de colchas, edredons e também peças do vestuário e acessórios.


o que é matelassê



Veja mais:

capitonê

o que é capitonê

exemplo de capitonê
Para ver como é feito o trabalho de capitonê, clique aqui.



Nota: Estas composições de imagens foram feitas com imagens de arquivos. Caso você seja o autor ou detentor dos direitos sobre alguma delas, me informe para inserirmos os devidos créditos.


Comentários

Recomendados para Você