terça-feira, dezembro 11, 2012

DECORAÇÃO: ARDÓSIA VIROU TENDÊNCIA (DE NOVO)



Já ouviu o termo ardósia de recuperação? É um resgate das peças de ardósia descartadas e novamente empregadas em decoração. 

E que tal uma bancada para a cozinha em ardósia? Ou quem sabe em filetes dispostos verticalmente?

Sim, a ardósia está de volta e é tendência na Europa, em acabamentos variados com preços entre 40 a 190 euros. Já apareceu em revistas como, por exemplo, a Art e Décoration. 

Nos ambientes a seguir, a ardósia aparece em pisos, paredes e bancadas. Inspire-se!




A ardósia presente nos degraus da escada é proveniente de recuperação. Cria um bonito contraste com as paredes em concreto e o piso de cimento. 

Filetes irregulares dispostos verticalmente aparecem na parede de um apartamento super moderno.

Emoldurando a lareira, os filetes em diferentes tons de ardósia fazem uma bonita composição com as estantes em carvalho.

Você se lembra das peças de ardósia oxidadas, aquelas bem manchadas e com grande variação de tonalidade. Nessa cozinha, a falta de uniformidade na tonalidade da ardósia foi o complemento perfeito para a parede de tijolos rústicos.



A ardósia oxidada está presente também na bancada da pia e na ilha central dessa cozinha. O design limpo das bancadas e os materiais contemporâneos, associados à cor vermelha das paredes tornam o ambiente moderno e ousado.

Com a aparência de pedra bruta e uma textura irregular, as paredes desse banheiro ganharam um aspecto sóbrio e elegante. Para facilitar a limpeza, o piso é polido.



Usada como revestimento de parede, a ardósia ganhou a companhia de um nicho de madeira e metais bem modernos. 



Aparecendo no piso e na bancada, a ardósia ganhou a companhia de elementos rústicos como as cubas em pedra e a madeira de demolição.




A ardósia é uma pedra muito resistente. Por isso, mesmo as chapas mais finas resistem bem ao calor. Nesse projeto, ela foi usada como isolante para que a TV pudesse ficar tão próxima à lareira. Para arrematar, a madeira carvalho, de tonalidade mais clara, deixa o ambiente bem atual. 

Fotos: Patrick Smith (Maison Deco)

A ardósia é uma pedra natural bonita e resistente. Um recurso finito. Por isso, já falamos aqui e aqui sobre várias maneiras de combinar e atualizar os acabamentos em ardósia. 

Agora, que a pedra desponta como tendência novamente, mais um motivo para não dispensar, não é?


Comentários

Recomendados para Você