quinta-feira, janeiro 17, 2013

10 SOLUÇÕES PARA ESCONDER E ORGANIZAR FIOS




Fios aparecendo - e bagunçados - comprometem muito o visual de qualquer decoração e, por esse motivo, devem ser organizados e, sempre que possível, ficarem ocultos.

Além do aspecto visual, existem outros bons motivos para esconder os fios. No chão, podem ter a sua durabilidade comprometida e se romperem por dentro, ocasionando mau contato, danos aos aparelhos e até risco de incêndio em alguns casos. Além disso, acumulam pó e sujeira.

Existem muitas alternativas para deixar a sua decoração livre de fios e cabos expostos. Veja a seguir.



Para mudar os fios de lugar:

Resolvi começar com a Eletrofita, pois essa é uma solução rápida, prática e, acima de tudo, econômica, que permite mudar os pontos elétricos de lugar sem obra. Serve para antenas, áudio, ventiladores elétricos, tomadas, etc. 

Depois de feita a mudança, basta aplicar massa fina ou gesso para "esconder" o fio e dar o acabamento de sua preferência (papel de parede, tinta, textura, etc.).



As canaletas de PVC ainda são uma solução. São compostas por duas partes, uma é fixada à parede e por ela "passam" os fios e cabos, e outra parte superior, que encaixa sobre a primeira, como uma tampa. É a que aparece na primeira foto desse post. A canaleta sempre ficará aparente e um resultado melhor é conseguido se ela for pintada na mesma cor da parede. 

Como o visual não é bacana, esse tipo de solução só vale a pena se ficar oculto atrás de móveis e cortinas.



A marcenaria planejada permite criar painéis para ocultar todos os pontos elétricos e instalar os equipamentos eletrônicos. Mas mesmo se não adotar essa solução, existem perfis para passagem de fios apropriados para móveis. Eles podem ser instalados, por exemplo, na parte posterior de um rack ou mesa e esconder a fiação da TV e computador.

Existem, ainda os rodapés e guarnições com frisos e espaços na parte posterior que permitem acondicionar os fios e cabos, alterando o local de das tomadas e interruptores.



Para organizar:


Organizadores flexíveis, disponíveis em várias cores. Basicamente, ele agrupa todos os fios, reduzindo o seu volume e evitando que fiquem esparramados. Mas o manuseio periódico dá um pouco de trabalho, pois é necessário enrolar e desenrolar tudo.


Abraçadeiras de plástico são vendidas em pacotes com várias unidades e são muito baratinhas. Elas são ótimas para prender os fios muito compridos e deixá-los organizados.


Ganchos adesivos permitem criar um "caminho" por onde os fios devem passar e torná-los menos visíveis. Podem ser fixados em qualquer superfície sem danificá-la. 

Fitas de velcro, que você pode comprar em metro ou por unidades, fazem a mesma função das abraçadeiras, a de reunir e prender os fios. 


Os filtros de linha, além de proteger os equipamentos de informática e eletrônicos contra surtos na rede elétrica, ainda ajuda a organizá-los. Ao invés de conectar todas as tomadas em um único ponto, você conecta o filtro de linha. Com velcro é possível fixá-lo na parte interna ou posterior de armários e mesas, deixando todos os demais fios escondidinhos.

No próximo post, mostrarei algumas ideias e exemplos de como organizo os fios aqui em casa. Enquanto isso, veja esse projeto de home theater, sem nenhum fio aparente e também esta ideia simples e barata para organizar fios e cabos

Comentários

Recomendados para Você