segunda-feira, janeiro 21, 2013

40 IDEIAS PARA COMBINAR ESTAMPAS E TEXTURAS NA DECORAÇÃO






Composê, mix de estampas e tecidos e combinações de texturas variadas são tendências que vieram para ficar. 

Atualmente, as regras não são tão rígidas e é possível compor em um mesmo espaço um mix de estampas e texturas variadas. Mas para o resultado ficar harmônico é preciso tomar alguns cuidados. 


Composê é uma palavra usada para designar uma composição de tecidos ou estampas diferentes, porém, com uma característica comum. Reinou absoluto na década de 80. Um exemplo típico daquela época é o liso + estampado, como nas almofadas ao lado. 


É um clássico e, como todo clássico, uma alternativa sem erro para quem pretende usar as estampas e tem medo de apostas mais ousadas.

Além do composê com liso + estampado, também existe o composê de estampas. Alguns exemplos:





E hoje, muito se fala em mix de estampas e texturas. Floral com risca de giz, estampas maiores e menores, couro com pelúcia são apenas algumas das combinações que vemos por aí, em revistas e mostras de decoração. 

Veja a seguir, mais de 40 ideias - e dicas - para compor diferentes estampas e texturas na decoração com sucesso:



Listras + liso são uma combinação clássica. Mais clássica ainda se você usar um tecido liso na cor que mais se destaca no tecido listrado. Porém, se você está compondo um ambiente mais jovial, o tecido liso deve reproduzir a cor que menos aparece no listrado. 



Tons Pastéis: O azul aparece em detalhes e de forma bem sutil no tapete, por isso, a franja nessa cor se destaca tanto. Geralmente, esse resultado acontece também quando você mistura um tecido com estampas em tons pastéis e "leva" uma das cores para uma almofada lisa, criando uma composição harmoniosa e com contraste.

Combinando o tamanho das estampas: Almofadas são um bom jeito de unir elementos diferentes em um mesmo espaço. Em peças maiores (sofás, cortinas, colchas) use estampas menores em que o fundo claro e neutro se destaque. Nas peças menores, use estampas maiores ou tons mais fortes. As almofadas reproduzem todas as cores do ambiente, combinando floral, geométrico e listrado. Mesmo não sendo lisa, a almofada do assento do baú é fácil de trabalhar, pois tem apenas variações da mesma cor. 

Muitas cores em um mesmo ambiente: Se você quer usar muitas estampas e cores em um mesmo ambiente, uma dica é apostar em elementos similares. Observe que todas as estampas da foto tem um padrão regular, geométrico. Para criar uma composição equilibrada, o sofá e paredes são lisos e sem muitos detalhes.

Floral + listrado + bolinhas. Os tecidos florais são ótimos para criar composições interessantes. Dele saiu o tom verde das bolinhas e o azul das listras.

Liso + duas estampas: Apesar da presença de duas estampas, o ambiente é neutro, pois usa apenas duas cores, o branco e o verde.

Estampa grande + estampa pequena: O tema floral aparece no revestimento da poltrona (grande) e na almofada (pequeno). O geométrico pontua o ambiente, aparecendo de forma bem neutra já que tanto no papel de parede quanto no tapete, é o fundo claro que mais se destaca.

Muitas estampas e uma cor neutra dominante: Observe que nessa sala, apesar de existirem várias estampas diferentes, em muitas delas predominam as cores cinza e branco. O cinza é uma cor neutra, fácil de compor com outras. Por isso, as almofadas mais coloridas harmonizam tão bem. 

A mesma estampa aparece grande no cobre leito e pequena nas almofadas. A composição com tecidos lisos é clássica e fácil. Pontuando o ambiente pequenos detalhes com estampas geométricas na cortina e abajur.

As estampas do papel, das almofadas e do papel de parede são completamente diferentes. Para este "arranjo" harmonizar observe que a estampa de todos tem uma padronagem contínua e regular e que as cores são uma clássica combinação de azul e vermelho.

Da mesma forma que a foto acima, essa combinação aposta na combinação de vermelho e branca e todas são estampas Suzani.

Escolher uma paleta de cores e trabalhar e usar apenas estampas que as reproduzam torna mais fácil combinar e misturar estampas grandes e marcantes.


Quando o assunto é bicho, dá para misturar print animal de diferentes cores e desenhos em um ambiente neutro sem pesar. Se quiser um resultado mais discreto é só usar prints diferentes, mas com cores iguais em todos.

Print animal com outras estampas é possível, usando cores neutras e uma mesma cor presente em todas as estampas. Na foto acima, preto, branco e off white aparecem em todo o ambiente.

Floral e zebra aparecem na mesma cor (branco e preto) nesse quarto. Como a decoração é pontuada por azul, observe que há ainda uma almofada com estampa em azul sobre a cama.

Ao usar a estampa + liso, você não precisa escolher a tonalidade exata da cor da estampa para o tecido liso. Nas almofadas, foram usados tons diferentes de azul


Quando as estampas são diferentes e você quer usar cores diferentes também pode escolher cores que se harmonizem, como o pink e amarelo.


O zig zag ou estampa chevron está em alta. Você pode compor difernetes tipos, tamanhos e cores da estampa chevron em um mesmo ambiente.


A estampa chevron também combina com outras mais "femininas" como florais, arabescos, bandanas, etc. Uma dica é apostar em cores que são reproduzidas em ambas. A cor da estampa chevron aparece em detalhes no tecido do sofá.


Positivo e negativo: A mesma estampa pode aparecer sobre um fundo claro e sobre o fundo escuro. Fica bonito e moderno.


Variações de um mesmo tema. Os arabescos aparecem no papel de parede, no cobreleito e nas almofadas. Muda o espaçamento e o tamanhos desenhos, mas são usadas as mesmas cores.


Combinar as texturas diferentes nos tecidos da mesma cartela de cores também produz um resultado bacana e é um jeito fácil de dar vida aos ambientes com muito bege, tons neutros e off white. 




Estampas + texturas também resultam em combinações interessantes. Observe que as almofadas com texturas reproduzem as cores presentes no tecido estampado.



Todas as estampas reproduzem a mesma paleta de cores. Observe que o pixel e as listras são estampas mais masculinas e o floral contrasta dando um toque mais feminino.

Nessa composição de estampas diferentes predomina o preto e branco. Apenas uma única peça tem outras cores, mas o desenho floral está reproduzido também no jogo de chá.


Esta é uma composição clássica, listras e tecido floral. Para ficar mais moderna e atual foi usado um floral grande.



As cores azul e branco aparecem em todas as estampas desde a almofada até os tapetes. Para complementar foram usadas cores que compõem bem (vermelho, branco e bege).

Para dar mais graça às combinações de xadrez, além de reproduzir as suas cores, aposte texturas e estampas centralizadas em outras peças.

Xadrez grande + xadrez pequeno. Para a composição dar certo, foi escolhido um xadrez amplo e de fundo neutro e uma padronagem miúda como o vichy nas almofadas e travesseiros. As cores são o azul e branco e o jeans da saia da cama, dá graça ao tom azul.

O verde oliva aparece em todas as estampas. Além disso, foram eleitas padronagens contínuas e grandes nas almofadas.



Cores suaves deixam neutro o print animal, que foi combinado a outras estampas no mesmo tom. As peças lisas tem a textura de lã e pelúcia. 


A mesma estampa em cores diferentes. É um recurso bacana para dar sensação de unidade ao conjunto da decoração.


Padrões gráficos e contínuos podem ser facilmente misturados se tiverem cores comuns a todos como nesse caso.

Estampas de mesmo tema, em tamanhos diferenciados e a sua combinação em tonalidades diferentes da mesma cartela. 


O que vale para tecidos estampados, vale também para tecidos com texturas e trabalhos artesanais. Na foto acima, o verde e o amarelo são recorrentes em todas as peças.

Combinar tecidos florais é mais fácil se você escolher uma padronagem contínua em um deles e compor estampas de tamanho menor e maior.


Para encerrar, um composê clássico de tecidos com laranja e verde.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...