segunda-feira, janeiro 28, 2013

Casa de Bonecas: começando a pintura...



Casa de bonecas. Qual menina não sonha em ter uma para chamar de sua? 

Com a minha filha não foi diferente. E lá vamos nós pesquisar casas de boneca nas lojas de brinquedo. Plástico, plástico e mais plástico...

Aproveitei para transformar o desejo da filha em uma oportunidade de aprendizado, paciência e para mostrar que existe algo além do "comprar e trazer para casa".

A casinha de MDF é daquelas encontradas em lojas de artesanato e como a "empreitada" é grande renderá assunto para muitos posts, onde você acompanha a "saga da casinha" e todos os detalhes até ela ficar prontinha.



Hoje, o assunto é a pintura de base, que serve para qualquer peça em mdf ou madeira.


Lixar, limpar e preparar

  1. Para qualquer pintura é super importante preparar bem a base, pois isso garantirá maior aderência e também o melhor rendimento da tinta. Com isso, o trabalho é facilitado.
  2. Lixe a peça, removendo eventuais imperfeições.
  3. Passe um pano úmido em toda a peça, removendo o pó e aguarde a secagem.



Escolhendo a tinta

Látex, PVA, Acrílica, Esmalte... O que escolher?



PVA e acrílica encontradas em casas de artesanato são tintas ótimas para a pintura de madeiras, como o MDF. Vendidas em embalagens menores, tem um custo vantajoso.

Porém, quando você vai pintar uma peça maior, como essa casinha, pode procurar por embalagens maiores.

No meu caso, usei uma lata de 0,9 ml de tinta esmalte sem cheiro à base de água, na cor branca. Com a látex ou PVA, é conveniente dar uma demão de goma laca incolor em toda a peça antes de começar o trabalho.



Escolhendo o rolo


Espuma ou lã? Embora muita gente prefira o rolo de espuma para pintar MDF, eu prefiro o de lã, porque ele faz menos sujeira e como absorve menor quantidade de tinta, espirra menos. 

Qualquer que seja o rolo escolhido, use dois tamanhos, um maior e um menor.


Pintando


  • O segredo da cobertura perfeita é pintar em sentidos diferentes, em duas demãos. Primeiro, você passa a  tinta com o rolo em toda a peça no sentido horizontal. Na próxima demão, use o rolo no sentido vertical. Assim, a cobertura ficará perfeita.

  • Passe uma demão da tinta escolhida em toda a peça, nas partes internas e externas.
 

  • O ideal é ter dois rolos em tamanhos diferentes, pois nas partes internas, com um rolinho menor, o trabalho rende melhor. Para fazer os "recortes" (pintura das extremidades, detalhes, quinas e cantos), você também precisará de um pincel chato. 
  • Não se preocupe com a aparência da pintura na primeira demão, pois ela não será uniforme. 
  • Na segunda demão, usando o rolo em sentido diferente, a pintura ganhará um aspecto uniforme. 

 


  • A casinha já com as duas demãos de tinta fica com um aspecto bem uniforme e já começa a ganhar uma carinha mais bonitinha, né?


No próximo post, você vai aprender a pintar o telhado usando tinta aquarela e técnicas de pintura gestual. 

Comentários

Recomendados para Você