quinta-feira, janeiro 24, 2013

CLÁSSICOS DO DESIGN: VERNER PANTON



Você conhece esta cadeira...


Com certeza, ela é a peça mais famosa de Verner Panton, um dos mais notáveis designers e arquitetos do século XX. Ele também foi um dos pioneiros a trabalhar com plásticos moldados e era adepto do uso de várias cores em suas criações.

Além da cadeira Panton (1967), acima, Verner criou outras peças extraordinárias, cujo design simples e inovador ainda é reproduzido em larga escala pelo mundo afora. Veja:

Poltrona K1 Cone, 1958



Poltrona k3 Coração, 1959


Poltrona Panto-pop, 1969


Luminária Panthella, 1971


Verner Panton (1926-1998), era dinamarquês. Graduou-se em arquitetura, pela Academia Real Dinamarquesa de Arte, em 1951. No início de sua carreira trabalhou no escritório de Arne Jacobsen, mas logo passou a se dedicar a seus próprios projetos e às suas inovadoras propostas. A cadeira em S, empilhável e em plástico moldado tornou-se seu projeto mais conhecido e logo foi produzida em massa.

Você pode ver outras (muitas!) obras de Panton e saber mais sobre sua trajetória aqui.


Sabia que a cadeira Panton - e outros clássicos do design - são feitos em versão mini, para crianças? Pois é, da poltrona Barcelona até a Louis Ghost, veja estes 6 clássicos do design em versão infantil.

Aproveite e veja também o quarto que Arne Jacobsen decorou para este hotel em Copenhagen (e você pode se hospedar nele!!).


Comentários

Recomendados para Você