sexta-feira, janeiro 11, 2013

DECORAÇÃO: SOLUÇÕES PARA QUARTOS PEQUENOS



Procurar ideias de decoração para quartos na internet é algo que pode ser frustrante. Boa parte dos ambientes encontrados tem dimensões enormes e medidas incompatíveis com a esmagadora maioria dos quartos de imóveis novos, que tem algo em torno de 10 ou 12 metros quadrados. 

Para quartos de solteiro, essa metragem está ótima. Mas para quartos de casal é preciso fazer "ginástica" para conseguir acomodar um bom armário, a cama e até um espacinho para uma TV.

Veja algumas ideias:

O grande trunfo desse quarto é a mobília branca, que fica bem leve no ambiente, assim como as portas em vidro. O armário pouco profundo sob a janela pode acomodar muito bem os sapatos e as roupas de dobrar.

Ainda bem que uma TV no quarto deixou de precisar um móvel profundo para acomodá-la. Por isso, ela pode ficar em frente à cama e a parede que a acomoda também pode receber um móvel pouco profundo. Os armários com até 35 cm de profundidade são ótimos para acomodar o enxoval e peças que não precisam ficar penduradas.

As portas de correr realmente permitem um maior aproveitamento do espaço. Mas para calcular o tamanho do armário com porta de correr, não esqueça de acrescentar 10 cm à profundidade (espaço dos trilhos e ferragens).


Um jeito ótimo de ganhar espaço em quartos pequenos é tornar as mesinhas de cabeceiras mais aproveitáveis. Gavetas podem guardar peças íntimas, meias e documentos, liberando espaço dentro do armário.


Um bom armário é imprescindível em um quarto pequeno. Não importa se ele é planejado ou não. Atualmente, muitas lojas de móveis vendem armários e é possível encomendar medidas muito próximas do seu espaço. 

Nos quartos de solteiro, é mais fácil aproveitar melhor o espaço. Mas não esqueça de incluir um espaço para computador. 


Existem diversos modelos de camas com baú, gavetas e cama box que são mais aproveitáveis. Esses espaços sob a cama são ótimos para guardar sapatos e os pesados e volumosos edredons. 

É claro que é mais fácil trabalhar com cores claras na mobília, mas nem por isso é necessário deixar de usar madeiras ou detalhes em tons escuros. Para não pesar, uma dica é usá-los em pequenas doses.


Nos quartos em L, você pode aproveitar a parede mais extensa para a instalação de um armário.


O rack com gavetas é ótimo para acomodar roupas e as partes mais altas podem guardar livros, caixas e outros objetos. As mesinhas de cabeceira tem gavetas aproveitáveis e úteis.

Blocos em L, compostos por armários, gavetas, prateleiras e mesa de estudos são boas opções para liberar espaços em quartos de solteiro ou casal. 

Embora o armário ocupe toda a extensão da parede, ele tem uma parte fixa, em que as portas de correr  não chegam. Esse recurso permitiu incluir duas mesinhas de cabeceira suspensas. A cama tem ainda um painel iluminado e as portas com faixa central em espelho ampliam o ambiente.


Uma boa bancada de trabalha e espaço para objetos decorativos também podem ser incluídas em quartos pequenos e um armário pode substituir a mesa de cabeceira.


Um quarto comprido e estreito pode permitir a criação de um pequeno closet em L.  


Portas e gavetas com detalhes em vidro são ótimas para quartos pequenos, pois são visualmente mais leves.


Armário para ele, armário para ela. O quarto tem duas paredes com armários. Para não pesar, os acabamentos são diferentes, de um lado branco com ferragens discretas e, de outro, espelhos para ampliar o ambiente. 


A cabeceira da cama acomoda um armário útil para guardar tudo. O espaço do computador fica escondido com a porta de correr.



Crédito das imagens: links aqui.


Comentários

Recomendados para Você