terça-feira, janeiro 29, 2013

Reciclar Papelão: Risco à Saúde?



Ponderei muito se devia escrever ou não esse post, porque sei que muitas pessoas são a favor de reaproveitar caixas de papelão na organização da casa e em atividades de craft e artesanato.

Não que eu seja contra, mas penso que a utilização indiscriminada como tenho visto por aí, além de produzir coisas toscas e feias, ainda pode desencadear problemas de saúde muito sérios. 

A higiene das caixas de papelão foi amplamente discutida quando da proibição das sacolinhas plásticas nos mercados e acabou se tornando um assunto discutido na esfera judicial. 

Em Americana-SP, foram realizados estudos que constataram em amostras das caixas de papelão, a presença de bactérias em volume superior a qualquer outra embalagem: 80% das amostras apresentavam coliformes fecais, 62% apresentavam E. Coli, além de fungos, bolores e leveduras. O resultado do estudo é um projeto de lei que proíbe o uso pelo consumidor e obriga o envio do papelão para a reciclagem.

Mas pela net afora, você encontra exemplos de upcycling do papelão como sapateira, divisória de gavetas e até usado para organizar armários de alimentos.



Esse é um hábito que não temos aqui em casa. Imediatamente, coloco no lixo o papelão que serve como embalagem (original). Levamos sempre ao mercado uma alternativa: carrinho, ecobag ou bolsa térmica e, no caso de esquecimento, partimos para a opção da sacola que é vendida. Jamais o papelão!

Isso porque tivemos a oportunidade de conhecer o processo de fabricação do papelão desde o início. A higiene das fábricas de papelão (especialmente esse ondulado) já não pode receber nota 10. Junte-se a isso o transporte, feito em veículos que levam de tudo, desde produtos químicos até alimentos e a péssima estocagem que é feita em armazéns e no comércio em geral. 

Não é incomum a existência de ratos e baratas, além de outros insetos, nos locais de armazenagem de caixas de papelão. E é essa a caixa que você leva para a casa!

Um conselho: você encontra coisa melhor para dividir gavetas, organizar a casa e acondicionar os sapatos. 

Mas faz muito pela natureza se enviar o papelão para a reciclagem em escala industrial, evitando o lançamento de gases na atmosfera e o corte de árvores. Estima-se que o Brasil recicle 71% do papelão.

Portanto, não vale a pena colocar a sua saúde em risco e a de seus familiares para reciclar as embalagens de papelão. Procure locais apropriados para o descarte, que enviarão o papelão para a reciclagem. 


Comentários

Recomendados para Você