sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Decoração: O que é percal?







Você chega à loja para comprar lençol e antes de comprar fica com uma série de dúvidas: escolher entre algodão ou percal, decidir a quantidade de fios e escolher entre egípcio e nacional são apenas algumas delas.

Sorte sua se contar com um vendedor para ajudar nesses detalhes, mas nem sempre isso é possível. 

Mas não precisa se desesperar! Sabendo essas 3 coisinhas básicas, você escolhe sem drama a roupa de cama: 


Percal ou Algodão?


Com frequência, é comum vermos as pessoas dizerem que percal é sinônimo de algodão e vice-versa. Mas não é bem assim.

Um tecido 100% algodão leva exclusivamente algodão (fibra natural, produzida a partir de uma das espécies da planta algodão) na sua composição e, geralmente, é um tecido com tramas mais abertas.

Já o percal é um tecido feito a partir de entrelaçamento de fios (os fios são "cruzados" no sentido horizontal e vertical - urdume x trama - formando uma tela). Na produção do percal é possível usar somente fio de algodão e também outras fibras. 

É bastante comum vermos o percal com um aspecto acetinado, um exemplo da utilização de cetim no entrelaçamento dos fios do percal, o que deixa a roupa de cama nobre e macia. 

Mas existe também o percal 100% algodão, ou seja, que só usa algodão em sua composição. 


É bom entender também que, por conta desse entrelaçamento, o percal 100% algodão é mais macio do que um tecido simplesmente 100% algodão, que tem a trama mais aberta.


100, 200, 300... Afinal, quantos fios?


Os números representam a quantidade de fios por polegada quadrada (2,54 cm x 2,54 cm). Quanto maior o número da quantidade de fios nesse pequeno espaço, maior a qualidade do tecido e mais macio ele será.

Algumas classificações indicam que o percal só existe a partir de 180 fios por polegada quadrada. Porém, não é raro vermos por aí indicações de percal 100 ou 150. 

À medida em que a quantidade de fios no percal aumenta, o tecido se torna mais suave ao toque.



Por que o fio egípcio é tão valorizado?


A plantação de algodão não é simples e as condições climáticas interferem diretamente na qualidade do algodão colhido. Os Estados Unidos são o maior produtor mundial de algodão, mecanizando a colheita e usando decapantes além de defensivos na produção. 

O Egito também planta algodão, mas usa um processo completamente manual, sem defensivos e outros produtos químicos. Além disso, o clima  e a instalação das fazendas às margens do Rio Nilo também ajudam. 

Esse conjunto de fatores resulta em uma fibra mais resistente e mais fina (e também mais cara)


Agora ficou fácil entender as diferenças de preço entre os produtos, não é? 




Comentários

Recomendados para Você