terça-feira, fevereiro 26, 2013

Dicas para a Decoração de Banheiros e Lavabos



Palavras que mais ouço quando faço o projeto de lavabo: chique, requintado, de arrasar, luxuoso e outras do gênero. 

Não está errado, o lavabo ou o banheiro social são uma extensão da área de receber e todo mundo quer causar uma boa impressão aos seus convidados.

Mas uma coisa a lembrar, sempre, é que essa boa impressão muitas vezes depende de pequenos detalhes e cuidados na escolha dos objetos.

Além disso, o banheiro social ou lavabo é o ambiente da casa em que mais a organização e a limpeza influem para uma boa impressão. Fique atento aos cuidados. 

Nesse post, vou responder às perguntas que mais recebo assunto é banheiro social ou lavabo.




Qual a lixeira ideal?

É comum as pessoas escolherem lixeiras grandes demais, o que dá a impressão de falta de higiene. 

Uma dica prática para acertar no tamanho, é que a lixeira deve ser sempre mais baixa do que o vaso sanitário (capacidade aproximada de 3 litros e 20 cm).

Evite os modelos basculantes sempre! Opte por modelos com tampa de encaixe, pedal ou automática e use o saquinho sempre na cor branca (ele deve ficar bem ajeitado na parte interna da lixeira, para não ficar visível). 


O lixo deve ser retirado diariamente e, em um evento ou enquanto estiver recebendo, a atenção deve ser redobrada. 

Não encontrou a lixeira de banheiro adequada? Use um modelo  de pia, em metal, mas jamais uma maior ou mais alta que o vaso.








Sabonete em barra ou líquido?

Evite também o sabonete em barra. Caso você queira colocar alguns sabonetes decorativos, faça-os em uma cestinha, perfumando algumas toalhas extras. Mas sempre tenha um sabonete líquido para uso. 

O sabonete em barra fica feio, ressecado, a saboneteira acaba acumulando restos de sabonete e sempre a área no entorno da cuba fica mais desorganizada com o uso de sabonete em barra. 

Sempre questionam se é possível exibir o sabonete na embalagem original ou se é preciso usar só a saboneteira decorativa.

Se for um sabonete com uma embalagem pump bonita, aroma ou ingredientes diferenciados, não é necessário passá-lo para a saboneteira. Mas se for um sabonete comum, desses que costumamos encontrar em mercados e farmácias, use, sim, uma saboneteira. 



Papel Extra? Neutro, perfumado, branco ou colorido?



Alguns rolos de papel sobressalentes são imprescindíveis nesse ambiente. Mas nada de esconderijos mirabolantes, pois os convidados precisam vê-los para repor, caso seja necessário. 

Um cesto, uma caixa ou mesmo as papeleiras/suportes com espaço para dois rolos são úteis. 

Esqueça as invenções: o papel higiênico deve ser macio, neutro, sem perfume e branco. Dobrar ou não as pontinhas é opcional. 



Dicas Gerais


Quando o banheiro de uso é também usado como banheiro social ou lavabo, a atenção deve ser redobrada. 

  • Evite expor escova de dentes, pasta de dentes, desodorantes, produtos de uso pessoal como aparelhos de barbear, pentes, escovas, perfumes, absorventes, etc.
  • Armários, caixas, cestos e porta-escovas devem ser usados para organizar os itens de higiene pessoal, para preservar a sua intimidade, mantendo-os longe de curiosos.
  • Toalhas de lavabo (menores) podem e devem ser usadas o mais próximo possível da pia. Você pode usar toalheiros sobre a bancada, suporte de parede ou simplesmente deixá-las dobradinhas sobre a pia. 
  • Nos dias em que estiver recebendo convidados, evite deixar as toalhas de banho no banheiro. Deixe apenas modelos de lavabo ou rosto, para o uso dos convidados.
  • Escovas de banheiro também não devem ficar à mostra nesse ambiente, o mesmo vale para limpadores e outros acessórios de limpeza.
  • Vale a pena deixar um frasco de neutralizador de odores em spray nesse ambiente, junto aos rolos de papel sobressalentes. Pode ser útil. 
  • Mantenha as janelas desse ambiente abertas para favorecer a circulação e renovação do ar.


Comentários

Recomendados para Você