sexta-feira, abril 05, 2013

25 Ideias para Decorar um Quintal Pequeno





Quintal, terraço, corredor lateral, frente, fundo, laje, cobertura... Não importa. Se você tem um espaço bacana e gostaria de incrementá-lo, esse post tem ideias e dicas para você.



Um terreno em desnível pode possibilitar a criação de um espaço como esse, com direito à uma mesa para refeições e a disposição de plantas em vasos e canteiros.


Em quintais pequenos, para melhor aproveitar o espaço e permitir a disposição de diversos ambientes, a piscina pode ter um desenho diferente, com recortes.

Um corredor lateral pequeno pode ser uma área gramada apenas. Poucos itens, como apenas uma planta vertical, um toldo e espreguiçadeiras dão a sensação de amplitude ao pequeno espaço.

Pedras, plantas e um pergolado dão o tom rústico a esse jardim, que tem ainda um painel de bambu para esconder o muro.

O trabalho maior ficou por conta das espécies trepadeiras que escondem o muro. A simplicidade fica por conta dos vasos diferentes, das cadeiras e dos bancos usados como mesa e para sentar. O deck de madeira é uma solução prática e barata para renovar qualquer piso.

Uma cor diferente na parede, uma antiga cama em ferro, poltronas e muitos vasos tornam esse ambiente despojado, ensinando que você pode reaproveitar outras peças que já tenha em casa também no jardim ou quintal.


Uma cor mais viva na fachada ou muro pode renovar o espaço que você já tem sem gastar muito. Se você tem muitas plantas e espécies florais, experimente aplicar uma tonalidade mais viva nos muros e paredes. Dicas: azul, vermelho, terracota, amarelo, verde... Cores fortes, vivas e vibrantes.

Uma parede pink, inesperada em um jardim com vasos. O chão recebeu pedriscos (outra alternativa barata e rápida para dar cara nova ao piso) e objetos decorativos complementam o espaço.

Aquele muro feio pode ser "escondido" com inúmeras espécies trepadeiras. Esse recurso faz o espaço parecer maior.


Uma árvore no meio do terreno não é problema. Ela proporciona sombra para as espreguiçadeiras.


No meio do terreno foi criada uma "ilha" que acomoda a mesa com as cadeiras e a sombra gostosa de um ombrelone. O espaço conta ainda com uma área destinada ao churrasquinho.

Madeira revestindo as paredes, vasos de barro, floreiras de cimento, deck e pedras de madeira são os únicos recursos desse terraço.

Uma faixa ajardinada junto à construção pode receber cactos de diferentes alturas. Apenas junto à porta foram usados dois vasos grandes em barro.

Super pequeno, o espaço ganhou charme com as cadeiras e os diversos vasos com espécies florais. No chão, seixos.


Bancos de alvenaria no limite do terreno podem receber almofadas bem coloridas e dar um ar alegre ao espaço.

Pérgolas em madeira e plantas podem proporcionar a tão desejada sombra. Mesa e bancos de madeira são fáceis de encontrar e caem bem em quase todos os espaços.

Nessa cobertura, foram usados vasos modernos e mobiliário contemporâneo.

Novamente um espaço que tira vantagem do desnível no terreno. Cores fortes tornam o lugar agradável e convidativo.

Decks de madeira sobre o gramado formam uma base que dá harmonia ao conjunto de vasos e espécies diferentes, unindo-os.

Apenas um canteiro ao fundo, com diversas espécies. A bancada de madeira acomoda uma churrasqueira portátil e serve como assento.


Ao ver as imagens acima, imediatamente lembrei das casas com corredores laterais. Uma piscina pequena se prolonga em um espelho d´água em quase toda a extensão do muro, acompanhando um canteiro. Cadeiras, mesas e espreguiçadeiras criam áreas para relaxamento e banho de sol.


Nesse calorão, mesmo que não haja espaço para uma piscina, uma ducha no jardim ou quintal pode refrescar nos dias de verão. Na foto, um painel de madeira faz o acabamento e contrasta com o verde das plantas.

E os baldinhos presos com pregadores coloridos no varal? Essa é uma ideia para aproveitar já!


 Fotos  daqui 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...