quinta-feira, abril 04, 2013

Como Usar Cores Escuras em Ambientes Pequenos





Tonalidades mais escuras como o roxo, preto, marrom e azul não são proibidas em ambientes pequenos.

É claro que a decoração de espaços pequenos em tonalidades claras tende a favorecer a sensação de amplitude. Mas isso não quer dizer que um ambiente pequeno em cores escuras parecerá mais apertado.

O segredo é equilibrar as proporções do mobiliário (em qualquer ambiente menor deve-se evitar móveis grandes demais) e as cores.

A seguir, bons exemplos - e dicas - para usar cores escuras em ambientes pequenos:



Uma combinação mais difícil é quando o piso e a parede tem tonalidades escuras. Nesse caso, o truque é "quebrar" a base escura tirando partido de móveis e acessórios em tons claros ou bem coloridos.

Um tapete claro e neutro sempre é um excelente recurso para "iluminar" aquele piso escuro e, como é uma peça de grande dimensão, ajuda a dar leveza.

Observe que a porta do armário ao fundo foi pintada da mesma cor das paredes. A parede parece maior, o ambiente parece mais amplo e a porta "desaparece".

 
Um sofá lindo e claro é uma ótima companhia para a parede escura. Telas, quadros e gravuras que contrastem com paredes escuras também são boa opção em espaços reduzidos.



Quando você usa as mesmas cores na porta (ou janelas) e na parede, unifica tudo, favorecendo a sensação de amplitude. Móveis claros e tons vivos como o vermelho acompanham as paredes escuras e as tornam menos sisudas. O acabamento brilhante é recomendado apenas para superfícies sem nenhuma imperfeição (difícil!!!!). Para disfarçar eventuais imperfeições, vá sempre de tinta fosca.

Sim, no quarto também pode. E tem mais, a cama é excelente para dar o contraponto necessário a uma parede escura. Basta usar cobreleitos em tons claros ou estampas joviais. Para evitar enjoar da cor escura, use-a na parede de cabeceira.

Parede escura com móveis escuros? Pode sim, desde que ela seja bem iluminada (nesse caso, luz natural + luminária). Outra dica, é aplicar a tonalidade escura nas paredes de menor dimensão.

 
Móveis em tonalidades claras e ambientes com boa iluminação natural (99% dos apartamentos, por exemplo) recebem muito bem as tonalidades mais escuras. O ambiente da foto ficou jovial pois o azul não é tão escuro e ainda foram inseridas tonalidades com o verde e o amarelo.

 
Hall de entrada ou elevadores, escadas, lavabos e outros espaços de curta permanência são ótimos para ousar com tonalidades como o preto, cinza chumbo, marrom e outras. Use sem medo.



 
Preto somente na parte superior da parede. Os revestimentos e louças brancas ajudam a dar leveza e compor o clima retrô.
 

 
Cores escuras trazem modernidade ao banheiro. Uma dica é usá-las apenas em uma área: box ou bancada.
 

 
Pastilhas de todos os tipos são ótimas para criar contrastes que valorizam as cores escuras. Louças e acessórios de banheiro em cor preta são comuns e fáceis de compor.


Se você mora em apartamento ou casa que conta com iluminação natural na cozinha, não tenha medo de ousar com armários em tons escuros: preto, madeira, wengé, ébano, etc. Se não houver iluminação natural, adote a cor escura apenas nos armários inferiores e capriche na iluminação do ambiente.



Revestimentos e Itens que Facilitam o Uso das Cores Escuras

 
Papel de parede: com a sua infinita variedade de cores, estampas e texturas, usar cores escuras é mais fácil. Você pode encontrar modelos que combinam detalhes foscos, estampas mais claras e outros detalhes, o que dá mais vida ao ambiente em que serão aplicados.

 
Espelhos: o uso de espelhos é um recurso eficaz para ampliar visualmente os ambientes. Assim, em uma parede de cor escura, o espelho se destaca mais ainda. Valem todos os modelos, desde os simples até os mais elaborados.

 
Superfícies que refletem a luz, como pisos polidos e pastilhas de vidro tornam mais fácil a adoção de cores escuras nos revestimentos e pisos.

 
Portas e móveis em vidro ou espelhadas também são mais fáceis de compor, refletindo a luz.



Crédito das Imagens: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...