quarta-feira, abril 03, 2013

Cozinha Pequena: 16 Truques de Decoração




Eliminar ou não a parede que separa o living da cozinha? Como aproveitar as paredes sem poluir a decoração com muitos armários?

Se você está procurando ideias para cozinhas integradas ou não, esse post certamente ajudará a decidir:



Essa disposição é muito comum em apartamentos: a cozinha próxima da porta de entrada. Uma dica é eliminar as paredes que separam os ambientes e instalar um balcão para as refeições. Na cozinha da foto, o balcão de refeições é mais alto que a bancada de serviços. Notou como as bancadas brancas e o azul amenizam os armários escuros?




O branco é uma escolha certeira para pequenos espaços e acompanhado do aço inox compõe um ambiente moderno e contemporâneo. 



Para equilibrar os revestimentos claros e o ambiente com boa luminosidade, os armários e detalhes dessa cozinha abusam do preto. 



Armários com portas em vidro dão leveza ao ambiente e quebram a monotonia da cor branca usada em todo o ambiente.



Bancadas de refeições em granito são práticas e uma ótima solução para delimitar o espaço da cozinha.



A bancada não precisa necessariamente ter banquetas para refeições. Ela pode ter apenas a função de delimitar os espaços e abrigar um buffet.



Uma mesa de jantar em madeira natural e cadeiras brancas formam um bonito contraste com os tons escuros usados nos armários da cozinha.



O branco total em paredes e armários é uma opção certeira para fazer "desaparecer" a delimitação entre o espaço da cozinha e do living/sala de jantar.



Armários dispostos longitudinalmente são muitas vezes a única opção em cozinhas de apartamentos. Nesse caso, tire partido da altura da parede, com a instalação de armários superiores. Apostar no branco, vidro ou superfícies espelhadas nas portas dos módulos superiores dá sensação de amplitude.




Se você tem forno e cooktop, experimente instalar o forno na altura da bancada. É confortável e dá maior segurança para retirar os alimentos e travessas. 




O design limpo, sem puxadores e muitos detalhes é uma excelente ideia quando há necessidade de instalar armários superiores. A profundidade máxima dessas peças deve ser de 35 cm, para não atrapalhar o uso da bancada.




As madeiras em tonalidades claras são práticas para a limpeza e ainda auxiliam na sensação de amplitude dos ambientes. 





Prateleiras abertas são úteis na cozinha, para acomodar os condimentos e aqueles utensílios mais usados no dia-a-dia.




Prateleiras charmosas e estantes podem ser usadas na cozinha, tanto para decorar quanto para armazenar as peças desse ambiente.




Não adianta instalar armários altos se você não os alcança. Aproveite os espaços sob as bancadas para criar armários profundos e que permitem o acondicionamento eficaz de itens volumosos como os eletroportáteis e panelas.




Prateleiras e suportes variados podem ser a solução de armazenamento perfeita naqueles locais onde um armário atrapalharia a circulação.



Veja também:

40 cozinhas brancas em vários estilos



Comentários

Recomendados para Você