segunda-feira, abril 15, 2013

Decoração - 10 Cozinhas Shabby Chic



Essa é a Semana do Shabby Chic aqui no blog. Cozinhas, quartos, banheiros e muitos ambientes no estilo shabby chic.

Hoje vou começar pela cozinha, afinal, ela é a alma da casa. Afinal, o que caracteriza uma cozinha shabby chic?

Uma cozinha shabby tem as marcas da passagem do tempo, camadas e camadas de tintas nos móveis, um toque vintage e muita atenção aos detalhes.

Pode ter um toque rústico, mas nem tudo é rústico. É preciso ter uma peça luxuosa, como um lustre de cristal ou um jogo de porcelana fina, e móveis de boa qualidade (de preferência, com a carinha de antigamente).

E fica mais gostosa, ainda, se tiver um cheirinho de bolo assando...

Agora que você já sabe tudo para compor a sua cozinha no estilo shabby chic, inspire-se com estas ideias:





O shabby se confunde muito com o provençal. A diferença é que o provençal tem elementos que remontam à vida no campo no interior da França, enquanto o shabby adota móveis antigos e até pode "emprestar" peças com estilo rococó.


Nem só de branco vive o shabby. As estampas clássicas como florais e listras presentes em algodão e linho são uma das características do estilo shabby chic. 

Os móveis para o estilo shabby chic não necessitam ser antiguidades genuínas, mas precisam ter aquele toque vintage ou adotarem a aparência de um móvel antigo. Prateleiras abertas são comumente encontrados nas cozinhas shabby, numa referência às prateleiras de compotas e geleias.



Tons claros e suaves como o azul e o rosa são frequentes no estilo shabby. Em uma roupagem mais atual, entram também os tons sorbet. Notou os tecidos florais que lembram uma roupa de cama? São a cara do shabby.

O shabby tem origem na Grã Bretanha e evoca a simplicidade das casas do interior. O termo foi cunhado na década de 80 e se tornou muito popular nos anos 90. O estilo se refere à qualidade como oposição à novidade.


O estilo é feminino e relaxante. Por isso, as rosas sempre estão presentes, tanto em estampas quanto em arranjos florais.

O shabby é um estilo que remete à elegância e não ao despojamento. Isso porque sofre muita influência do estilo Vitoriano e também do estilo Gustaviano.

O branco é muito comum no shabby chic, assim como as peças crú ou off white. 


Desgastados e desbotados também estão presentes no shabby. Peças em metal envelhecido ou enferrujado também ajudam a compor o estilo.

Como é um estilo elegante, é comum encontrar em ambientes shabby peças preciosas como candelabros e castiçais em prata, porcelanas finas e cristais.





Comentários

Recomendados para Você