segunda-feira, abril 01, 2013

Decoração: 10 Ideias para Quartos Pequenos




É fato que os quartos estão cada vez menores, especialmente, nos novos empreendimentos. Por isso, é fundamental aproveitar bem os espaços existentes.

Manter um bom espaço de circulação é fundamental. Por isso, uma boa alternativa é usar a cama encostada à uma das paredes, pois ocupa a maior área do espaço. Com essa medida, o centro do quarto fica livre para o manuseio dos outros móveis: abrir gavetas e armários, mobilidade da cadeira da mesa de estudos e até criar um espaço para as crianças brincarem.

Uma dica útil é evitar usar a cama sob a janela, pois dificulta o acesso à mesma e atrapalha na hora da limpeza. Além disso, expõe quem dorme às correntes de ar e umidade. 

Porém, as paredes com janelas são ideais para acomodar as mesas ou bancadas de estudos, favorecendo as atividades com a iluminação natural. 

Crianças e adolescentes tem muitos brinquedos e acessórios. Para acomodar essa tralha toda, você pode lançar mão de prateleiras.

Por fim, não hesite em usar o espaço sob as camas. Elas podem ter gavetões, baús e até mesmo ser usado o espaço livre para acomodar caixas de plástico. 

Veja 10 soluções para otimizar o espaço dos quartos pequenos:


A beliche é uma das melhores soluções para acomodar duas pessoas em um quarto pequeno. Uma boa ideia é aproveitar o espaço, conjugando-a a um armário, com prateleiras e gavetas.



Armários de canto costumam ser profundos, ideais para acomodar itens volumosos como casacos e malas, além de prateleiras giratórias para sapatos. Sempre que possível, instale-os para o espaço render.



As camas podem ganhar baús e gaveteiros, aproveitando melhor a cabeceira e o espaço sob elas.


Quando o espaço é pequeno, uma boa ideia é dispensar a mesinha de cabeceira e instalar a bancada ou mesa de estudos ao lado da cama.



A cama mais alta tem gavetas, permitindo maior espaço de armazenamento. Já os cubos e prateleiras deixam os livros à mão.


O uso de cores neutras torna o ambiente mais leve.

 
Prateleiras e nichos ajudam a organizar os itens como livros e cds.
 

 
As prateleiras não precisam ser profundas. Com 20 cm, já podem acomodar livros sem roubar espaço da circulação.
 


Muitas vezes, posicionar a cama sob a janela é a única alternativa e essa solução permitiu criar uma bancada de estudos maior. O gaveteiro com rodízios é uma boa solução para espaços pequenos.


Crianças adoram camas altas. Útil, o modelo da foto acomodou um pequeno armário e várias gavetas.


Imagens: 1 2 3 4 5 6 7



Comentários

Recomendados para Você