segunda-feira, abril 29, 2013

Decoração: Como Escolher o Tapete - Cor e Estampa



Dúvidas na hora de escolher o tapete são comuns, especialmente, em relação à cor e ao uso dos tapetes estampados, tendência atual. 

O bom é que existem alguns pequenos truques que ajudam na tarefa de compor o tapete com o restante da decoração do ambiente. Veja:



Padrões geométricos são uma tendência bem atual. A boa notícia é que, ao contrário das estampas localizadas, eles são bem fáceis de compor se você escolher tonalidades mais neutras

Um tom rosa mais marcante como o da foto pede um estofado neutro e liso, que funciona como um "apagador" e limpa o olhar antes de chegar nas outras peças estampadas, as almofadas sobre o sofá. Próximas, estas estampas dariam a impressão de confusão. 



Print animal, seja zebra, onça ou leopardo, é uma peça sempre marcante. Por isso, o ideal é que o entorno seja o mais neutro possível. Apesar de usar tons neutros e claros, observe que há várias texturas diferentes nos tecidos e nos objetos.



Quando você pretende usar várias estampas no mesmo ambiente e em peças grandes, uma boa dica para combiná-las é escolher estampas contínuas e com fundo claro, que deixam a decor mais leve. 



Esse ambiente mistura várias estampas marcantes: localizadas, letras, geométricas... Observe que no tapete (a peça maior), a estampa é quase uma marca d'água, bem suave. O estofado, geralmente a maior peça do ambiente também forma uma base neutra para as almofadas e o print animal aparece apenas na poltrona que tem a armação branca e suave. Esse contraste do liso x estampado em várias peças deixa tudo mais harmonioso





Existem estampas mais "neutras", como, por exemplo, as presente nos tapetes orientais. Resultado do entrelaçamento de fios tingidos, elas costumam ter tonalidades mais suaves e são bem fáceis de compor em ambientes de vários estilos. Esse tipo de tapete é aposta certeira quando se pretende um resultado mais clássico e resistente a modismos.




Os tapetes lisos aceitam várias combinações com peças estampadas. Mas existe um truque para que eles não "desapareçam" na decor: devem criar um contraste com a cor do piso



O tapete não precisa reproduzir as cores presentes no ambiente. Mas observe que se escolher uma tonalidade mais marcante, ele se destacará. Já um tom mais neutro, favorecerá a sensação de unidade e amplitude visual.


Uma forma de acertar no tapete estampado é escolher uma estampa que reproduza as cores do sofá ou poltronas.


Peças étnicas (kilim, navajo, colombianos, africanos) costumam ter tonalidades fortes e a presença de tons terrosos, que facilitam a composição em vários ambientes. O mesmo vale para os tapetes listrados, mas observe que os desenhos menores e as listras mais finas são mais fáceis de compor e menos "cansativos".






Comentários

Recomendados para Você