sexta-feira, abril 12, 2013

Decoração: Escolhendo Sofá para Sala Pequena




Sempre digo isso para quem vai decorar um apê ou casa pequena: na sala, fuja dos jogos de sofá com 2 e 3 lugares. 

Dificilmente você conseguirá uma boa composição com essas peças e é quase certo que não fiquem corretamente distribuídos. 


Acima, o exemplo de uma sala entulhada demais. Notaram como os móveis "entram" um no espaço do outro, obstruindo? 

Além disso, os sofás são super volumosos, a chaise é grande para o espaço e a mesa de centro parece uma miniatura. Além dos móveis serem grandes, a proporção entre o tamanho deles é incorreta. 

Com relação a sofás, uma dica é apostar em peças com o encosto mais baixo, que farão o ambiente parecer mais amplo. Além disso, sempre que possível, procure dispor o sofá na parede mais extensa do ambiente.

Fuja do jogo de sofás com 3 e 2 lugares. Em ambientes pequenos, usar apenas um sofá (e, na maior parte das vezes, que não exceda 1,80 m de comprimento) e poltronas ajuda a conseguir um resultado mais equilibrado e mais bonito. Veja:


Para acomodar melhor a mesa de refeições e garantir o espaço das cadeiras, nesta sala foi usado apenas um sofá de três lugares, com mesinhas laterais nas duas extremidades. 



Uma poltrona com design bonito e dois pufes, além do sofá, garantem assentos suficientes para as visitas, nesse apartamento tipo studio. 


Em ambientes menores, o sofá com chaise permite dispensar o uso de poltronas e pufes, pois ele ocupa mais espaço.


Poltronas mais compactas não obstruem a circulação e podem ser posicionadas até mesmo à frente de portas de varandas e terraços, com um bonito resultado.


Se a sala é estreita, mais um motivo para apostar no sofá com chaise. Um pequeno banco ou pufe, encostado sob a janela cumpre a função de assento extra.


O uso das duas poltronas garantiu a quantidade de assentos necessários nesta sala, sem obstruir a circulação. 

Imagens: 1 2 3 4 5








Comentários

Recomendados para Você