terça-feira, abril 16, 2013

Decoração - Espelho e Aparador - 20 Ideias





Espelho e aparador. Essa combinação parece ser bem simples, mas muita gente fica em dúvida. 

As duas peças precisam ser do mesmo modelo? O acabamento precisa ser o mesmo? E como acertar a proporcionalidade entre as duas peças?

Veja a seguir, 20 ideias e dicas para acertar na composição de espelhos e aparadores (ou buffets):


Apoiado é a solução ideal para quem gosta de fazer mudanças na decor do aparador ou buffet. Para garantir a segurança e evitar que o espelho caia, use as gotinhas de silicone adesivas vendidas em cartelas, nos home centers. 




Quando o design e o acabamento se destacam na dupla espelho-aparador, o ideal é "pegar leve" na quantidade de objetos decorativos sobre o aparador. 

Se a parede comportar, uma composição bastante atual é usar um espelho de chão, grande, por trás do aparador.  



O jogo de pratos em uma única cor é discreto e não rouba a atenção do espelho. Mas cuidado na hora de compor espelhos grandes com outros objetos, pois o visual pode ficar bagunçado e poluído.


O espelho sobre o aparador não precisa ser grande. Entretanto, se a peça for pequena, o ideal é que ela seja decorativa, com molduras e detalhes diferenciados. 



Se você já tem um espelho e gostaria de aproveitá-lo sobre o aparador, uma dica é colocar uma moldura diferenciada. Essa moldura pode seguir o estilo do móvel ou contrastar, criando um ambiente mais moderno e dinâmico.




Peças iguais ou diferentes em pares, trípticos e vários espelhos menores também são uma forma de usar espelhos sobre o aparador, criando ambientes mais joviais.


As molduras dos espelhos não precisam ser "iguaizinhas" aos móveis do ambiente. Mas é bom ter em mente que elas são um detalhe decorativo e, portanto, merecem cuidado. Se quiser destacar uma moldura bonita, evite muitos objetos à frente do espelho.Vasos de vidro transparente não escondem e são uma boa escolha.



Detalhes como bisotê e apliques tornam os espelhos mais nobres e requintados. Observe que o espelho da foto é bem grande e ocupa toda a parede acima do aparador. Para esse arranjo dar certo, o espelho não pode ultrapassar as laterais do aparador. Veja como usar as luminárias e abajur na decoração.


Esse é o tipo de arranjo que você pode fazer até com os espelhos vendidos em supermercados, basta usá-los na horizontal. Escolha um que acompanhe a dimensão do móvel para um arranjo mais harmonioso e na hora de pendurar, certifique-se de o centro do espelho esteja na altura dos olhos.




Com espelhos de grandes dimensões, cuide para que os objetos decorativos sejam proporcionais ao conjunto. O abajur e o vaso são peças grandes também. Veja estas Dicas para escolher o aparador.

Quando há espelho é preciso tomar cuidado com o que ele refletirá. Para evitar refletir a parede vazia, foi instalado um quadro com vidro com uma bonita imagem. 


 A moldura do espelho segue o mesmo tom das paredes e do aparador. Essa neutralidade permite  brincar com as cores e o print animal sem tornar o ambiente muito carregado. 


O contraste de uma peça mais rústica e outra mais contemporânea continua em alta e torna mais fácil criar composições com peças que você já tem em casa. 





Simples e neutra, essa composição pode ser usada em ambientes de vários estilos. 



Compor espelhos e quadros sempre resulta em uma combinação interessante e surpreendente. Aprenda como usar imagens, gravuras e fotos na decoração sem errar.






Por fim, o espelho não precisa ser centralizado. Mas crie um equilíbrio dispondo os objetos de uma forma harmoniosa sobre o aparador.


Aproveite a sua visita e conheça a história do espelho veneziano

Em dúvida ao optar por quadro ou espelho? Veja aqui como usá-los na decoração.

Imagens daqui.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...