quinta-feira, abril 11, 2013

Decoração - Milão 2013 - 15 Inspirações que vem da Natureza



Nos desfiles de moda é assim: assistimos e "pinçamos" algumas peças e tendências que serão aposta na próxima estação, não é?

Esse mesmo exercício funciona quando o assunto é tendência de decoração. Veja a cobertura do evento no CASA, dê uma passeada pelo site oficial da feira de Milão e eleja as peças que você mais gostou, o que você acha que pode aparecer por aqui como tendência.

Eu já escolhi minhas peças preferidas e se eu pudesse apostar em uma tendência, seria a de peças com materiais e acabamentos que remetam à natureza, veja:



O espaço da Armani Casa tem um efeito dramático, com ilhas iluminadas, dando destaque aos produtos. O tema da mostra remete à natureza e os materiais e produtos também seguem essa linha: almofadas em seda, madeira nos móveis e couro.


Uma das peças mais bonitas da mostra é esse roupeiro, batizado de Gabriel. Sua forma lembra um tronco e o seu acabamento é todo em couro e nogueira.


A mesa de carvalho tem um toque vintage e as cadeiras tem um revestimento de aparência bem natural e suave, com braços e pés em madeira também. 



O sofá tem linhas limpas, sem excessos e sem acabamentos chamativos, tudo é bem natural. O biombo tem acabamento de Tamo, um revestimento com lâminas naturais típico japonês.


Outro destaque do espaço Armani foram essas mesas empilháveis, com revestimento de cascas de côco. 


No espaço da Nilufar, aparece a mesa com tampo de bronze oxidado  e também estas chapas feitas com laminado e mdf (processo semelhante às partículas de OSB), com inspiração nas lojas de bananas existentes no cais do Rio Tâmisa.



Mesmo a iluminação segue uma linha mais simples e natural, sem muitos detalhes decorativos. As lâmpadas iluminadas por LED são customizáveis e adaptáveis a qualquer ambiente.



Se nas outras edições do Salão tudo era industrial, urbano e tecnológico, nessa além dessa tendência de uso de materiais sustentáveis e naturais, houve também espaço para a descontração e brincadeira, como, por exemplo, no espaço de Rossana Orlandi. Não parece um jardim de vovó?



As luminárias são feitas por artesãos colombianos, na mesma técnica de entrelaçamento do bambú. Porém, a sua matéria prima é o PET, util. Mas nada de reciclagem feia, viu? 


O espaço irreverente e criativo tem até lugar para uma brincadeira com um espelho que você "edita" a aparência (Escola de Arte e Design de Estocolmo). 




Pratinhos e canequinhas esmaltados e essa peperomia subindo pelas paredes. É ou não é a carinha de antigamente?




No espaço da Moroso, a natureza também está presente na madeira e nas fibras naturais do revestimentos, plantas e um design funcional se sobressaem. 





Veja estes e outros destaques de Milão, no nosso Pinterest.

Comentários

Recomendados para Você