terça-feira, maio 14, 2013

Decoração: Apartamento Pequeno e Vintage



Agora com o nome de studio, as antigas quitinetes (do inglês, kitchenette) são apartamentos pequenos que, em geral, não ultrapassam 50 metros quadrados, sem muitas divisões internas. 

Quarto, sala e cozinha geralmente se concentram em um único espaço, onde deve haver criatividade e cuidado para decorar com o conforto e a praticidade exigidos para o dia-a-dia.

Não dá para esquecer que uma quitinete, muitas vezes, é o primeiro apê de quem está começando a trabalhar e é decorada com peças herdadas ou garimpadas na casa de família e lojas em conta. 

Mas isso não deve ser motivo para perder a identidade. Veja essa quitinete na França, repleta de objetos vintage e até itens baratinhos, continua charmosa.


Usando móveis de pequenas dimensões, a proprietária dessa quitinete conseguiu a façanha de criar em um único espaço: sala, quarto, sala de jantar e um cantinho de leitura, além de inserir uma mesa para estudos.




A mesa em fórmica com quatro cadeiras, assim como a maioria dos móveis é vintage. Pequena, mas permite o encaixe das cadeiras sob o tampo e acomoda com conforto na hora das refeições.  



O conforto na hora de dormir está garantido pela cama de casal, que fica encostada à parede para assegurar boa circulação. E nem a mesa de cabeceira foi esquecida, apesar de pequenina tem lugar para o abajur e para revistas.



O buffet antigo é uma alternativa charmosa às cômodas e gaveteiros. Por serem mais baixos, também auxiliam na sensação de amplitude. Composições ecléticas e com gravuras de diferentes estilos dão um ar jovem e descolado ao apê.




Sem ocupar espaço e obstruir a circulação, os quadros e arranjos de parede cobriram todas as paredes do apê e todos os cantinhos foram aproveitados com charme. A cadeira de vime é típica dos anos 80.



Sala de estar com direito à mesinha de centro e poltrona? Sim, coube. O pequenino o canapé (um sofá pequeno com pés de madeira) ainda tem a vantagem de ser leve e permitir mudar a disposição do ambiente.


Note que as prateleiras foram instaladas de forma simples, com cantoneiras e placas compensadas de baixo custo. O que ganha destaque são os objetos. Esse despojamento é típico das quitinetes.



Em uma quitinete, nenhum móvel pode ser sem função. Por isso, o pequeno armário perto da porta de entrada pode ser usado como sapateira. As papeleiras de arame, fixadas à parede, ajudam a organizar as contas e correspondências.  



Com paredes brancas e mobília neutra, o colorido vem dos muitos objetos de decoração, dos murais e painéis criados com colagens.

Veja também:






Comentários

Recomendados para Você