segunda-feira, junho 24, 2013

Decoração: Dividindo a Cozinha e a Lavanderia



Dividir a cozinha e a lavanderia ou unificar os ambientes? Esta é uma dúvida comum, especialmente, à medida em que os novos imóveis reduzem a área útil e o preço do metro quadrado sobe. 

Atualmente, é comum encontrarmos as plantas dos imóveis com essa situação na área da cozinha e lavanderia:


Ainda há casos em que a divisão destes ambientes é feita apenas por uma porta em alumínio ou meia parede, situações que geram muitas dúvidas na hora de decorar.

Se esse é o seu caso, o melhor a fazer é apostar em acabamentos iguais (pisos e revestimentos de parede) para os dois ambientes, a fim de privilegiar a sensação de unidade e amplitude em ambos.

Outro aspecto a observar é que a ventilação pode ser prejudicada na cozinha, caso você opte por um fechamento integral no limite entre cozinha e lavanderia. Privilegie, então, opções que permitam a ventilação e a iluminação natural, como vidros ou materiais translúcidos.

Algumas ideias para dividir a cozinha e a lavanderia (ou unificar):


Em alguns imóveis, é comum a existência de "colunas" no limite entre cozinha e lavanderia, criando uma divisão natural. Sem a possibilidade de serem removidas por afetarem a estrutura, a saída é investir em objetos decorativos ou detalhes diferenciados como pastilhas.



A lavanderia se torna uma continuidade da cozinha, unificando o projeto de marcenaria nos dois ambientes. Este recurso também faz o espaço parecer mais amplo. 



Na parte inferior, a bancada da cozinha com os armários faz a divisão entre os ambientes. Na parte superior, o vidro serigrafado ajuda a esconder a "baguncinha" da lavanderia, sem pesar no ambiente. 



A divisão com portas e painéis em metal é bastante comum em apartamentos. Ela é eficaz porque não rouba os centímetros que uma parede demandaria. Neutra, também passa imperceptível na decoração dos ambientes.


Um painel em vidro transparente delimita os espaços da lavanderia e da cozinha.




Além do fechamento em vidro e metal, a coluna em marcenaria que abriga os eletrodomésticos ajuda a fazer a divisão e ocultar o tanque. 


Apenas uma mureta revestida em pastilhas faz a divisão destes ambientes.





 O vidro é uma ótima opção para fazer a divisão dos ambientes, devido à enorme variedade de acabamentos e cores disponíveis, aliado ao pouco espaço que demanda. Foscos, coloridos ou serigrafados podem criar detalhes bacanas na decor do espaço.



Sem divisões, a bancada única integra cozinha e lavanderia em um mesmo ambiente. 



Divisória feita com granito.





Uma dica bacana para quem tem lavandeira e cozinha conjugadas como nas fotos acima, é adotar técnicas de cocção dos alimentos que amenizem ou eliminem os efeitos da gordura e vapores que deixem cheiro nos ambientes. 

Não dá para imaginar frituras com um varal cheio de roupas ao lado não é? Assim, vale a pena investir em grill elétrico (me ajudou demais quando eu morava em um apê pequeno), cozimento a vapor, etc. 

Além de deixar a casa sempre cheirosinha, também é um estilo de vida mais saudável. 


Imagens daqui.

 Veja também:


Comentários

Recomendados para Você