terça-feira, junho 11, 2013

Decoração: Efeito O Grande Gatsby



Influenciada pelo filme O Grande Gatsby, a moda revive o estilo art déco, que privilegia, dentre outras características, o uso de formas e padrões geométricos. 

Ainda não assisti à nova versão do filme eu amo aquela versão com o Robert Redford. Mas não é a primeira vez que o movimento da década de 30 é retratado em filmes. 


E como tudo o que rola na moda, rola em decoração, resolvi fazer um apanhado de ambientes e peças com inspiração art déco, de carona nos efeitos do Grande Gatsby. Vamos espiar?



Cores discretas, formas sintéticas, geométricas puras e estilizadas foram uma característica marcante na exposição de Artes Decorativas e Industriais, realizada em Paris, em 1925, que deu nome ao movimento Art Déco. O living acima privilegia estas características, unindo-as às peças de design consagrado.




Branco e preto são recorrentes na estética do art déco e aparecem muito em revestimentos, tecidos e papéis de parede.



A arquitetura ainda tem as ornamentações, mas deixam os excessos do art nouveau de lado. Os volumes são racionalizados, há a predominância de linhas verticais e um rigor geométrico.



Por outro lado, elementos luxuosos, como os cristais, os espelhos, o veludo e outros tecidos brilhantes são privilegiados, pois o movimento art déco ainda sofre grande influência do art nouveau.




Uma casa em estilo contemporâneo, mas que tem referência nas linhas do art déco. 




A estética das cadeiras e das poltronas tem o design típico do movimento art déco. A composição de madeiras em diferentes tonalidades, o preto e a superfície reflexiva da mesa dão o tom da decoração deste espaço.




A geometrização, a base marcada e o coroamento das colunas na parede (coroamento é esse ornamento no topo) são típicos do movimento art déco.




Estampas geométricas.





Cores discretas e inspiração em formas geométricas.
 Móveis com detalhes.


Geometrização das formas do mobiliário.




Papéis de parede. Notaram que as cores são mais suaves e discretas?

Diferente da influência da Bauhaus, que pregava apenas a funcionalidade dos objetos, no art déco, as peças são ornamentadas. Mas essa ornamentação segue linhas mais limpas, verticais e geométricas.




Os banheiros em estilo retrô que sempre pintam como tendência são um resgate do movimento art déco.






As influências do cubismo, futurismo, Bauhaus, ecletismo e outros movimentos são muito fortes no art déco. A decor desse ambiente sintetiza vários estilos, com a geometria marcante do art déco.



Apenas o papel de parede geométrico e o metal (muito presente no art déco, junto com o concreto armado e o baquelite) dão o tom dessa sala de jantar.



Os espelhos em formas geométricas são um ícone do movimento e estilo.



Na arquitetura, é muito presente a influência do art déco, privilegiando o uso de materiais nobres como mármores e madeiras de boa qualidade.




A pelúcia foi muito usada no movimento art déco, assim como os metais e o plástico. Estes elementos foram representados nesse quarto, porém, com a adoção de materiais mais modernos, como a laca dos móveis, o carpete macio e o aço dos puxadores.




Uma vertente do art déco vai buscar nas indústrias a inspiração. Esse lavabo tem as tubulações aparentes e paredes rústicas, combinados a um espelho geométrico, o piso em ladrilho hidráulico e a geometrização. 

Foi na década de 30 que o piso de ladrilho hidráulico se tornou mais popular, depois conto em outro post a história. 

Os carrinhos de bebida e chá também tiveram no movimento art déco o seu auge. Ele aparece como suporte para os produtos de lavabo. 


Inspire-se!! Não é preciso mudar toda a decoração da casa para conseguir esse efeito. Uma peça bacana já dá o tom e, às vezes, ela pode apenas estar esquecida em um canto da casa.

Imagens do Pinterest.





Comentários

Recomendados para Você