segunda-feira, junho 10, 2013

Decoração: Prateleiras na Sala



Prateleiras e estantes são recursos eficazes e rápidos para renovar a decoração dos ambientes, dividi-los ou até mesmo ajudar na organização dos livros e objetos. 

Antes restritos às áreas menos nobres da casa e com visual descolado, hoje aparecem nas salas mais requintadas sem problemas. 

Materiais variados unidos ao design diferenciado, bem como o uso de recursos como iluminação e espelhos ajudam a inserir as prateleiras em qualquer ambiente ou estilo. Veja ideias e dicas:



Se você é do tipo que gosta de mudar os quadros, invista em prateleiras para apoiá-los. Sobre o sofá o ideal é apostar em modelos que tenham apenas 10 a 15 cm de profundidade. 





Os colecionadores de livros tem nas prateleiras grandes aliadas para criar um ambiente charmoso e organizado. Para deixar o arranjo charmoso, coloque alguns livros na horizontal, outros na vertical e adicione outros elementos decorativos como vasos e fotos para não deixar o visual cansativo e monótono.



As estantes e prateleiras podem receber papel de parede ou tecido no fundo, funcionando como um elemento decorativo e funcional no ambiente.



Usar prateleiras na largura do vão existente seria a solução mais óbvia. Mas ao optar por modelos menores, o arranjo ficou mais charmoso e atraente.




As prateleiras podem ocupar uma parede inteira sem prejudicar a circulação do ambiente.




Combinando materiais e cores diferentes, as prateleiras são boa companhia para racks e gavetas em ambientes como sala de estar, jantar e escritórios. 


Recurso econômico e fácil de fazer: trilhos e pranchas são vendidos em casas de material de construção e bricolagem e estão disponíveis em várias medidas e acabamentos.




As estantes deixaram de ser um lugar necessário para a televisão e podem ganhar status de peça decorativa.


Para dividir ambientes, aposte em prateleiras e estantes "vazadas".




Madeira, espelho e tijolos aparentes formam um bonito conjunto na estante de livros. 


Na mesma cor das paredes, as prateleiras "desaparecem" e favorecem a sensação de amplitude no espaço.


Companhia para o buffet, as prateleiras acomodam quadros, vasos e objetos decorativos.


A iluminação com fitas de led deixa as prateleiras com um visual mais bonito.



Espelhos ao fundo duplicam os objetos. Por isso, vale a pena apostar em poucas peças e bonitas, para não parecer que está tudo entulhado demais. 


As luminárias de mesa nas prateleiras deixaram o espaço jovem e descolado. 


Geralmente, as prateleiras são presas às paredes com parafusos e buchas, utilizados em suportes variados: madeira, metal, mão francesa, trilhos ou embutidos. 

Por isso, antes de furar, certifique-se de que não danificará a rede hidráulica do imóvel. 

Veja alguns exemplos de prateleiras à venda:


kit com 2 prateleiras com suporte inferior em madeira da MMM


kit de prateleira com trilhos e altura regulável C&C



kit prateleira com suporte invisível Prat-k 


Imagens daqui.



Veja também:




Comentários

Recomendados para Você