segunda-feira, julho 01, 2013

Decoração: salas pequenas de apartamento





Salas em tamanhos reduzidos, muitas vezes projetadas para atender dois ambientes, pedem cuidado na escolha dos móveis.

Usando também um pouco de criatividade, é possível criar ambientes bonitos sem abrir mão do conforto. Vejas as boas soluções destas salas de estar e home theater para apartamentos pequenos.



Painéis e revestimentos diferenciados podem ser aplicados na parede que receberá a TV criando um ponto focal no ambiente e liberando os móveis auxiliares como racks e prateleiras para apoiar objetos decorativos.



Usar a mesma cor no balcão da cozinha americana e da parede da TV é um recurso eficaz para ampliar visualmente o espaço. O pufe faz as vezes de mesa de centro. Veja as dicas para usar pufes e bancos em todo lugar.


Sofá, poltrona, mesa de centro, rack e painel. Muitos móveis em espaço pequeno só é funcionam se eles tiverem dimensões reduzidas. Aprenda a escolher o sofá para sala pequena.



Painéis de espelhos aparecem no ambiente de estar e também no jantar e são ótimas opções para salas pequenas.



Em salas pequenas, você pode abrir mão de poltronas e jogos de sofás, optando por um modelo de dois lugares para ganhar espaço na circulação diária. O segredo é apostar em cadeiras bem confortáveis para a mesa de jantar. 



O rack sob a TV pode receber pufes que funcionam como assentos extras ou mesa auxiliar.




Cores escuras também podem ser usadas em ambientes pequenos. Em pequenas doses, como poltronas e objetos, aliadas à uma base neutra, a composição fica mais fácil. Veja como usar cores escuras em ambientes pequenos.



Para abrigar a TV, o móvel em madeira clara e linhas retas compõe bem com a maioria dos estilos de decoração.


Os racks na cor branca ficam ótimos em espaços pequenos. Este tem uma peça central com rodízios que se desloca pela sala e é usada como mesa de centro, quando necessário.



Não é preciso abrir mão das cores vibrantes nos estofados e paredes. Para facilitar, use cores neutras no restante do ambiente.



Ocupando toda a parede, o painel de madeira ainda recebeu a mesa de jantar. A prateleira sob a TV também cumpre a função de aparador. Veja 8 dicas para decorar uma sala de jantar pequena.


O modelo de sofá tradicional deu espaço a um mais confortável e estreito, que permitiu ainda usar duas banquetas junto ao balcão de refeições.


As portas inferiores em espelho também auxiliam na sensação de amplitude.


Mesas de centro redondas são boas para espaços pequenos. A ausência de quinas evita acidentes e topadas.



Em ambientes menores, evite cortinas muito pesadonas. Tecidos translúcidos e mais leves em cortinas longas e sem xales, muitas pregas e camadas também auxiliam na sensação de amplitude dos ambientes.



Mesmo nos ambientes pequenos o tapete cumpre a função de delimitar os ambientes e dar aconchego. Por isso, não dispense um na sala de estar.




O painel de espelhos substitui o quadro na parede atrás da sofá. Mas, atenção, pois essa pode não ser uma solução confortável para o home theater.



O detalhe em gesso cria um ponto focal na decoração e dá acabamento à cortina, sem comprometer a circulação.



Apesar do painel de madeira ocupar toda a parede, as prateleiras centrais, sob a TV liberam espaço para uma poltrona.

Fotos daqui.


Veja também:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...