segunda-feira, janeiro 06, 2014

Decoração: Mudanças na Varanda






Por incrível que pareça, a área externa da casa está ganhando cara nova mais rápido do que outros ambientes. 

Nesse calorão, confesso, ficar ali sentadinha é uma delícia. O clima aqui é bem quente, sol o dia inteiro e todos os dias. Quem aguenta ficar dentro de casa?

Fizemos algumas mudanças que aumentaram bastante o conforto nessa área, bem como a proteção dos ambientes ao sol. 

A casa tinha esse toldo cortina da foto. Era péssimo. Fechado, a varanda virava um forno, uma ambiente enclausurado e quente. Aberto, não havia qualquer proteção ao sol, que incide diretamente nesse ambiente à tarde, por muitas horas. 



Muito mal planejado, resultava em um recurso mal aproveitado. Então, embora lá tentar melhorar isso tudo. Para começar, trocamos essa cobertura metálica sobre o mecanismo do toldo, porque a anterior estava toda amassada, cheia de respingos de cimento, suja, e, o pior, quando chovia não cumpria a função. 

Depois, foi a vez de instalar essa coluna metálica, que dá suporte a um braço articulável. 




Esse braço articulável torna o toldo cortina muito mais aproveitável, pois além de continuar com a sua função de fechamento, passa a ser útil também como proteção ao sol. Essa pequena mudança acabou por ampliar a área da varanda.

E aí chegamos na parte que eu gosto!!! Decorar!

Bom, o visual da coluna não me agradou. Ela é metálica, simples, quase passa desapercebida no ambiente. Mas eu olhava e via isso:


E tinha decidido aproveitar essa estrutura como suporte para alguma planta (falta muito o que fazer em termos de paisagismo) e tentar inseri-la dentro de um contexto que disfarçasse a sua real utilidade. Não dava para usar uma treliça ou uma divisória mais fechada porque isolaria essa continuação da varanda, que usamos bastante.  

Alguns ganchos e buchas depois e muito trabalho do marido, afinal, alguém tem de botar a mão na massa, eis que:





Resolvido isso, já estou "correndo atrás" das plantas, porque falta vida nesse espaço "concretado". Amo plantas, acho horrível quando as pessoas falam que planta faz sujeira. O que são algumas folhinhas perto do prazer de um ambiente agradável?


Comentários

Recomendados para Você