domingo, fevereiro 23, 2014

Como acabar com o barulho vindo do vizinho (casa geminada)





Recebi um e-mail de leitora perguntando qual é a solução para acabar com o barulho em sobrado geminado e a solução para as infiltrações.

Salvo raríssimas exceções, a aquisição de um sobrado geminado ou mesmo casa térrea geminada é motivo para aborrecimentos. 

Minha avó que o diga, pois um vizinho desavisado que resolveu trocar o telhado sem o acompanhamento de um engenheiro ocasionou vários prejuízos, indenizados, mas ainda assim muito chatos. 

Você compartilha as paredes, portanto, é natural que tenha a mesma sensação de "barulho no quarto ao lado".  

O ideal é evitar a aquisição de imóveis com essa característica, pois além das questões relativas ao barulho, muita gente também sofre pelos problemas no telhado do vizinho, infiltrações, calhas entupidas, etc. 

Não dá para esquecer também que, para casas geminadas, as eventuais reformas e obras do seu vizinho também serão um incômodo para você, isso se não forem parte da estrutura comum que houver.

Mas nem sempre é possível. Então, as dicas gerais são:
  • nunca "relaxar" na manutenção do seu imóvel. Eventuais prejuízos que venham a ser causados ao seu vizinho por problemas na sua casa, deverão ser reparados por você. 
  • acompanhar se o seu vizinho também faz as manutenções periódicas para conservação do imóvel e observar com atenção o surgimento de eventuais infiltrações, rachaduras e trincas nas paredes comuns. 

Sobre a questão específica do barulho, a construção de uma nova parede em drywall com isolante acústico (lã de rocha ou espuma acústica, por exemplo), resolve na maioria dos casos. Além disso, a presença de cortinas, tapetes, forros em gesso e mobiliário ajuda a minimizar a questão. 

Com as infiltrações, não tem jeito. É preciso atacar diretamente o problema, avaliando instalações hidráulicas e conforme o caso se foi feita a vedação correta em pisos e paredes.

Uma ocorrência muito comum e causa para infiltrações nas paredes dos vizinhos são pisos mal assentados, com caída de água para o lado da parede do vizinho ou rejuntes danificados. 

Vale lembrar que as caídas de água em corredores e quintais não devem ser ao lado das paredes geminadas, mas sim em direção aos ralos. Os rejuntes danificados devem ser corrigidos também, imediatamente. 

Um engenheiro pode avaliar eventuais vícios de construção em casas e sobrados geminados, possibilitando a sua correção antes que venham a desgastar a convivência entre vizinhos. 

Viver em uma casa geminada é como viver em um apartamento, há que se ter cuidado e compreensão no sentido de controlar o barulho excessivo, além de manter em dia as paredes e instalações compartilhadas. 


Comentários

Recomendados para Você