terça-feira, fevereiro 18, 2014

Decoração: Testei o Papel de Parede Adesivo



Eu sei, eu sei, eu sei... Não é música da Marisa Monte! 

Já passou da hora de postar umas fotos da cozinha, afinal, fiz muitas mudanças por lá. E pretendia fazê-lo nesse post.

Mas como quero detalhar tin-tin-por-tin-tin a minha experiência com o papel de parede adesivo, resolvi dividir o post da cozinha em dois, para não ficar extenso demais.

Hoje vou mostrar o antes e depois da cozinha, mas só a parte das refeições. No próximo post, mostro o antes e depois com o resultado das pastilhas que contei aqui

Não gosto de muito suspense! Então, posto logo a foto do antes (bem lá no começo, quando compramos a casa) e depois, com o finalmente nos trinks! 

Mas não abandone o post, senão você fica sem saber como é usar o tal papel adesivo.


Bom, era isso. Como o restante da cozinha, o cantinho das refeições era aquela coisa sem graça, estilo omo-branco-total. Chegaram a mesa e as cadeiras, troquei aquela luminária hor-ro-ro-sa por uma amarelo vibrante e comprei o papel adesivo pela internet. 

Papel adesivo? Sim, isso mesmo. Papel de parede adesivo. Não. Não é contact. É vendido em dois ou três sites aqui da internet e cada rolo custa em torno de 70 reais + o frete. 

Não foi jabá, paguei os rolos e o frete, aguardei a entrega como qualquer consumidor que se disponha a comprar o produto. Por isso, posso dar a opinião mais do que sincera. 

Para essa parede, que tem 2,70m de altura por 1,60m de largura, comprei 2 rolos.

A escolha do produto pelo site

Fiz o pedido, escolhendo pela tela do computador mesmo uma das várias padronagens do site. 

A cartela de opções é ampla, mas escolher cor de papel de parede pela internet é complicado, especialmente se você estiver procurando uma tonalidade exata. 

No meu caso, a minha exigência era que tivesse amarelo. Só. Isso facilitou bastante a escolha. Com relação às cores, gostei bastante do papel que recebi. O site foi bem fiel, variação mínima das tonalidades. 


Pagamento e prazo de entrega

Não tenho do que reclamar. Paguei com boleto bancário, fui informada de todas as etapas da venda até a entrega, que foi realizada no prazo.

Mas... Sempre tem um mas. Esse é um produto que eles comercializam normalmente pelo site. 

Depois, tentei entrar em contato com a empresa, que também vende murais personalizados. Envie o e-mail como informado no site, não recebi resposta. Tentei contato pela página do face e também não tive retorno válido. 

Dou um desconto porque era dezembro. Mas não voltaria a tratar produto com medida personalizada, ficando somente nos papéis de parede adesivos, nada sob encomenda. 


Estado do produto na entrega

Recebi os dois rolos de papel acondicionados em uma caixa, embrulhados ainda em um plástico e sem nenhum amassado. Veio também uma espátula que é auxiliar à colocação do papel. A espátula e um estilete (claro, e a escada!) são suficientes para instalar o papel adesivo (o estilete não veio, é meu!)




Instalando

Cada "rolo" tem duas folhas de 2,50m x 0,58. Total de 5 metros por rolo. 

Dito isso, em paredes cujas larguras sejam menores que os 2,50m, eu já aviso, pela experiência que tive, que é mais fácil - se a padronagem permitir - instalar o papel adesivo na horizontal e não na vertical, como estamos acostumados a fazer com o papel de parede tradicional. 

Isso porque o "encaixe" dos desenhos nas duas laterais é mais fácil que recortar. 




Pelas fotos, dá para perceber que instalei o papel de parede adesivo como se fosse um contact na parede (mas ele é mais espesso, não muito, mas é). Como a superfície é grande, se você solta demais a proteção do adesivo, é mais difícil deixar o papel esticadinho, ele forma mais rugas e bolhas.

Então, o ideal é ir "empurrando" a proteção do adesivo com a espátula e não remover a proteção para colar grandes áreas, ok?


Na 3a foto acima dá para entender porque eu falei que é mais fácil colocar o papel na horizontal (se a parede tiver largura menor que 2,50m). Sobrou parede e faltou papel embaixo. Fiz emenda. 

Seria mais fácil se as folhas tivessem, ao menos, 2,80m, já que a maioria das casas e apartamentos têm pé direito que varia entre 2,60 e 2,80m. 

Não foi fácil fazer essa emenda. Recortei, sobrepus (vantagem é que o papel é fino, então, a sobreposição quase não aparece). 

Para ser franca, essa emenda, se não fosse na parte inferior da parede, escondida por mesa e cadeiras, teria me feito arrancar todo o papel. 

Algumas bolhas se formam, bem poucas se você tiver o cuidado que mencionei ao não arrancar toda a proteção. Nada que um alfinete e uma nova passada de espátula não resolvam. 



Como na pintura e na instalação do papel tradicional, é necessário retirar a capa da instalação do interruptor (espelho de luz) e fazer um recorte do papel adesivo com o estilete. 

Nas bordas (final da parede), um estilete dá conta do acabamento. 

Faça como eu: explore a filha, rs. Dei um alfinete na mão dela, a espátula e pedi que fizesse o controle de qualidade. Eles adoram ajudar, essa etapa admite. 

O que eu achei

  • Gostei do visual. Ficou bonito, a padronagem ajuda a esconder as emendas que achei grosseiras (sou perfeccionista, tá?). O fato do papel ser fino torna as sobreposições quase imperceptíveis. 
  • A aparência é lisa, sem textura, ao contrário de boa parte dos papéis. Para quarto, cozinha e banheiro, gosto. Não usaria em ambientes mais formais como sala de jantar e sala de estar. Mas tudo depende do ambiente, do resultado, dos móveis, enfim, cada caso merece estudo. 
  • Ajudaria bastante no encaixe dos desenhos se a parte traseira tivesse marcações como no contact, porque, devido às metragens, o encaixe de desenhos é inevitável, recortar também. 
  • O encaixe superior é fácil, todas as folhas começam com o desenho na mesma posição. 
  • O preço é super convidativo e permite variar bastante. Não gostou, trocou. 
  • Apesar do fabricante garantir que pode ser descolado, não recomendo, exceto em pequenas áreas, porque o papel pode rasgar (dei uma rasgadinha e escondi com uma sobreposição).  
Mais fotos do cantinho de refeições:





É isso! E aí, o que acharam?

Veja também no Instagram



Comentários

Recomendados para Você